quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Alter do Chão volta a ser destaque no jornal inglês 'The Guardian'


Publicada no sábado, matéria descreve vila como “boemia e movimentada". Comunidades de Atodi, Anã e Floresta Nacional também foram visitadas.
Após ter sido eleita como a praia mais bonita do Brasil em 2009, Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará, volta a ser notícia no jornal britânico “The Guardian”. Em matéria publicada no sábado (27), a Vila balneária foi descrita como “boemia e movimentada”. A publicação destacou as belas praias do rio Tapajós, e as descreveu como “tão selvagem e tão largo como o mar”. (Leia matéria aqui)
Famosa praia de Alter do Chão, em Santarém, oeste paraense (Foto: Adonias Silva/G1)
Famosa praia de Alter do Chão, em Santarém,
oeste paraense (Foto: Adonias Silva/G1)
A matéria cita a noite movimentada da vila às margens do rio Tapajós com seus bares e carros sons, além do carimbó, ritmo popular local. Mas, o objetivo da viagem foi alcançado durante o dia, quando se pôde conhecer as belezas naturais e fazer os passeios voltados para o turismo sustentável. Destaque para a riqueza do rio Tapajós, importante afluente do rio Amazonas.
O texto ressalta a preocupação com a preservação ambiental do lugar e o relatório da Greenpeace que alerta para os riscos casos as hidrelétricas ao longo do rio sejam construídas. Ela cita também os protestos de moradores e grupos indígenas que resultou em uma vitória: o cancelamento da licença para a barragem em São Luiz do Tapajós, mas que a batalha pela preservação continua.
Outro lugar visitado foi a comunidade de Atodi, onde atua o Projeto Saúde e Alegria. Há 30 anos, a organização desenvolve trabalhos de assistência médica e educação em saúde favorecendo o saneamento e a impulsão da economia rural com a promoção do turismo e artesanato. Após conhecer a comunidade de Anã, o fim da aventura se deu na Floresta Nacional do Tapajós, onde foram destacadas as árvores de Sumaúma, uma das maiores da região.

Fonte: Santarém
Reações:

0 comentários:

Lava jata do gaúcho

Lava jata do gaúcho

Marcadores