Refinaria recebe estudantes do Programa Jovem Aprendiz
Trinta e cinco jovens de Barcarena e Abaetetuba iniciaram no final do mês de fevereiro a primeira etapa da prática profissional na Hydro Alunorte, maior refinaria de alumina do mundo. Por meio do Programa Jovem Aprendiz, a segunda turma de estudantes ingressou na indústria para aprender na prática as lições do curso básico de operador de processos químicos industriais, introduzido pelo Serviço Nacional de Indústria (Senai), e que ampliará as oportunidades no mercado de trabalho.
A primeira etapa de estágio prático irá até o dia 29 de março com os jovens divididos em seis grupos para atuar nas áreas operacionais. Sob orientação do tutor, eles serão guiados às áreas específicas para observação das atividades dos operadores de campo. Até o término do programa de aprendizagem, eles ainda retornam à empresa três vezes. “Nosso programa passou por uma transformação, pois temos uma visão que vai além de cumprir as cotas estabelecidas por lei. Estamos formando potenciais candidatos para preencher futuras vagas de operadores”, explicou Paulo Henrique Abreu, gerente geral de Recursos Humanos da empresa.
De acordo com o gerente, com a mudança principal é que o curso deixou de ter uma formação abrangente, para ter uma grade voltada para a formação de operadores de processos químicos, área fim da refinaria. “A Hydro Alunorte é uma indústria química, então eles recebem uma carga de treinamento específico do nosso processo industrial, que é conhecido como Bayer. A nossa intenção é que ao final do curso eu tenha a mão de obra formada para que eu possa absorver”, explicou.
Os estudantes passaram pela noção teórica introduzida com aulas oferecidas pelo Senai. Joseildo Galdino Silva, gerente operacional da manutenção e um dos tutores responsáveis por guiar os estudantes, acredita que o contato com a indústria amplia o universo de possibilidades dos jovens do município. “Só de entrar na área operacional a visão já muda, eles percebem a dimensão e a grandiosidade da empresa, então a percepção de mundo muda, os sonhos crescem e as possibilidades ampliam”, acredita.
O primeiro dia de Carlos Matheus da Silva, 21 anos, superou as expectativas. “Meu primeiro momento na indústria foi inexplicável. Vimos que aqui tudo requer muito conhecimento, muita dedicação e comprometimento”, disse o jovem que irá atuar neste primeiro momento na área do porto.
Elias Ferreira, 21 anos, de Abaetetuba, espera que o estágio aumente suas chances de emprego. “Acredito que num momento de crise do país, temos que agarrar as oportunidades e procurar nos destacar”, afirma. Para ele, a passagem pela empresa é a mais importante dentro do programa Jovem Aprendiz. “A teoria é muito abrangente, porque o curso de operador é muito amplo, no Senai temos uma visão mais geral, aqui será uma experiência mais específica”, conclui.
No total, 80 pessoas estão matriculadas nas turmas de aprendizagem do Programa Jovem Aprendiz com prática vinculada a Hydro Alunorte neste ano. Cada turma irá passar de forma alternada pela empresa, com períodos de estágios de um mês na área operacional até 2017. O grupo terá um ano e meio para garantir o diploma, com chances de ficar no banco de talentos e até ser contratado. “Dependendo da performance deles no programa, eles estão a um passo a frente, já que eles têm conhecimento”, disse Leonardo Nascimento, auxiliar administrativo de recursos humanos.
Fonte: Temple Comunicação
Nenhum comentário
Postar um comentário