Breaking News

Termos de informática 5: O que é um Cracker?



Muitos confundem o hacker com um cracker, devido a mídia colocar o hacker como alguém que usa seu conhecimento para o "mal", que comete atos ilegais, porém isso não é verdade.

O hacker é um indivíduo que elabora e modifica software e hardware de computadores, visando desenvolver funcionalidades novas ou adaptar as antigas.

Os hackers e crackers são indíviduos da sociedade moderna que possuem conhecimentos avançados na área tecnológica e de informática, mas a diferença básica entre eles é que os hackers somente constroem coisas para o bem e os crackers destroem e quando constroem algo é unicamente visando fins pessoais.

O cracker, algumas vezes também chamado de "dark-side hacker" (um hacker do lado negro da força!!) ou "black hat" é considerado um "vândalo virtual", alguém que utiliza de seus conhecimentos para invadir sistemas, quebrar travas e senhas de programas e algoritmos de encriptação, seja para poder rodar jogos sem o CD-ROM, ou gerar uma chave de registro falsa para um determinado programa, roubar dados pessoais. Alguns tentam ganhar dinheiro vendendo as informações roubadas, outros buscam apenas fama ou divertimento.

Cracker é o termo que designa programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos, sendo um termo criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico do termo hacker.

Alguns tipos de crackers:

Crackers de sistemas: termo usado pra designar programadores e decoders que alteram o conteúdo de um determinado programa pra fazer funcionar de forma correta, por exemplo, alterando datas de expiração de um determinado programa pra fazê-lo funcionar como se fosse cópia legítima

Crackers de Criptografia: termo usado para designar aqueles que se dedicam à quebra de criptografia (cracking codes).

Phreaker: cracker especializado em telefonia. Tem conhecimento para fazer ligações gratuitas, reprogramar centrais telefônicas, instalar escutas do tipo que cada vez que seu telefone tocar, o dele também o fará e ele poderá ouvir sua conversa, etc.

Cyberpunk: também conhecidos por "pixadores virtuais", são os vândalos de páginas ou sistemas informatizados, que destroem o trabalho alheio sem retorno financeiro com o ato em si ou realizam tais artimanhas por vanglória própria.


Fontes: Wikipédia: Cracker e Hacker; Guia do Hardware; CSU

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço