Breaking News

PROGRAMAS GRATUITOS



Estamos na era da tecnologia. As pessoas tem muito mais acesso do que nossos pais e avós poderiam imaginar em décadas atrás. Isso não só porque os equipamentos e programas ficaram mais fáceis de usar, mas também pela capacidade econômica do brasileiro, por exemplo, que vem aumentando muito. Além disso, existem sistemas e programas disponíveis gratuitamente para o público. Isso mesmo, hoje em dia muitos softwares de grande importância para vários segmentos como educação, comércio eletrônico, entre outros,  distribuídos com pouco ou nenhum custo ao usuário final. Esses são os conhecidos softwares livres!

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições.

Exemplos famosos de softwares livres

Ambiente de trabalho GNOME. Muito importante, é um sistema usado por outros programas também livres. Leia mais!
GNU, projeto de desenvolvimento de um sistema operacional completamente livre. Acrônimo para GNU Network Object Model Environment ou GNOME, que é o item anterior.
Núcleo operacional Linux. Sistemas Operacionais, assim como o Windows® (Microsoft Corporation®), porém com licença gratuita.
Servidor web, Apache. Servidor web livre, é a principal tecnologia da Apache Software Foundation, responsável por mais de uma dezena de projetos envolvendo tecnologias de transmissão via web, processamento de dados e execução de aplicativos distribuídos. Ou seja, é uma ferramenta muito utilizada para manter e administrar sites da internet. Leia mais!
Gerenciador de conteúdos WordPress. Aplicativo muito utilizado para criação de blogs. Leia mais!
Suite de criação de conteúdo 3D Blender. Programa com muitas versões gratuitas para criação de jogos, animações, etc em animação 3D. Leia mais!
DISTRIBUIÇÕES LINUX
Distribuições Linux são distribuições (ou “distros”) mantidas por organizações comerciais, como a Red Hat, Ubuntu, SUSE e Mandriva, bem como projetos comunitários como Debian e Gentoo montam e testam seus conjuntos de software antes de disponibilizá-los ao público. Sendo assim, quando se fala em Linux deve-se pensar primeiro qual distribuição será discutida, qual você possui ou gostaria de possuir… funciona como se fossem as “marcas” de distribuição, então há diferença entre as mesmas. Veja algumas áreas de trabalho:

Fedora


Área de trabalho do Fedora

Mandriva


Área de trabalho do Mandriva Gnome

Ubuntu


Área de trabalho do Ubuntu

Debian


Área de trabalho do Debian

Red Hat


Área de trabalho Red Hat

Opensuse


Área de trabalho Opensuse 11

A área de trabalho muda um pouco de uma distribuição para outra, além de passarem por mudanças individuas conforme são atualizadas. Porém todas tem características comuns, isso porque o usuário deve encontrar semelhanças com o que já conhece para usar sem grandes dúvidas estes sistemas. Além disso, quando o Linux está em funcionamento, isto significa que algum ambiente de trabalho está “rodando” sobre ele, como é o caso do GNOME visto anteriormente neste post, tudo para facilitar a vida do usuário e manter estes sistemas cada vez melhores e atualizados.

O interessante é que você pode baixar e testar estes programas em seu computador, já que são livres:
http://www.ubuntu-br.org/download
http://www.mandriva.com/br/downloads/
http://www.biglinux.com.br/download.html
CURIOSIDADE:
Todas as distribuições vistas anteriormente são indicadas para tirar vírus de dispositivos como pen drive, cartão de memória, etc. Eles permitem que o usuário veja e exclua alguns tipos de vírus sem danificar o periférico e os arquivos.
Até a próxima!

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço