Breaking News

O QUE É SKYPE?



O que é Skype?

Semelhante ao msn, é um programa que você baixa e instala em seu computador. Basta criar uma conta e adicionar pessoas que também o utilizam para se comunicar: pode ser via texto, áudio e vídeo.

Segundo a Wikipédia (Enciclopédia on-line):

Skype Technologies é uma empresa global de comunicação via Internet, permitindo comunicação de voz e vídeo grátis entre os usuários do software. O Skype está disponível em 27 idiomas e é usado em quase todos os países. Skype gera renda através de serviços que permitem comunicação de e para telefones fixos e celulares, caixa de mensagens, transferência de chamadas e personalização, incluindo tons de chamada e avatares. A Skype também possui parcerias com empresas de hardware e software.


Webcam para internet

Assista este vídeo para entender melhor como tudo isso funciona:

Vídeo aula

Por que usar?

O diferencial é que, como dito anteriormente, o programa oferece recursos que possibilitam ligações diretas do computador para telefones fixos e móveis, além do contato com outros de seus usuários. O software disponibiliza um teclado digital (softphone) e compras de pacotes em minutos para fazer ligações por preços muito reduzidos em comparação com os das empresas de telefonia comuns. Isso inclui ligações para celulares, interurbanos e ligações internacionais por preços que só são possíveis na internet.

Exemplo de softphone

E o Voip?

O Skype não é o único programa que permite isto. Existem outros, como por exemplo o Vono, usado principalmente por empresas e o Fring, que permite utilizar seu celular como um ponto de Internet.

Voip é uma tecnologia que permite a transmissão de áudio pelo protocolo de internet TCP/IP. Resumindo: A voz entra no microfone como áudio e o software converte para arquivos de dados. Depois são transmitidos como arquivos de internet e o usuário que está ouvindo recebe estes arquivos. Novamente o software converte os dados em voz para serem ouvidos.

Atenção: para ouvir e ser ouvido você precisará de caixas acústicas e um microfone ou de um headphone. Veja as imagens abaixo:


Exemplo de Kit multimídia para usar a tecnologia móvel: caixas acústicas e microfones.


Headphone


Voip e Telefonia IP NÃO são iguais

A Telefonia IP se diferencia do termo Voip porque se refere a equipamentos físicos, aparelhos que fazem e recebem ligações como se fossem telefones comuns. Este aparelho é acessado via computador para ser configurado assim como é feito, por exemplo, a roteadores de rede sem fio. Estes dispositivos aceitam configuração semelhantes às dos softphones.

Exemplo: Adaptador para telefone analógico (ATA) é um dispositivo para realizar a interface de adaptação para que telefones convencionais (analógicos) possam se conectar a uma rede IP, a fim de realizar de chamadas VoIP. Os ATAs funcionam como um gateway de VoIP, variando entre uma a quatro portas FXS ou FXO para a conexão de telefones convencionais, e uma ou duas portas Ethernet.

Para se ter uma ideia mais prática, desde 2006 aparecem as primeiras notícias sobre a empresa NET usar Voip para telefones de seus clientes. Veja algumas notícias:

forumpcs

g1.glogo.com

Voip é uma tecnologia relativamente nova, nos últimos anos passou a ser uma ferramenta valiosa para grandes empresas e usuários atualizados como você. Assista a vídeo aula deste post, baixe o programa e teste!

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço