Breaking News

Seduc convoca gestores escolares a participarem do Educacenso

Prazo para preencher o Sistema Educacenso termina no dia 31 de agosto. Gestores tiveram capacitação para repassar as informações.

Gestores e técnicos de escolas públicas e particulares devem repassar ao Ministério da Educação (MEC) as informações detalhadas sobre o funcionamento das unidades de ensino. O prazo para preencher o Sistema Educacenso termina no dia 31 de agosto.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que é a coordenadora estadual do Censo Escolar, é importante encaminhar os dados, de forma precisa. As informações servem de base para o planejamento de programas, projetos e ações pedagógicos.

“É pelo Censo que são liberadas todas as verbas, financiamentos para a educação, inclusive, os próprios projetos que estão dentro da escola. É importante que o gestor assuma o papel como grande articulador e responsável pelo preenchimento desse censo em cada escola”, diz a titular da Seduc, Ana Claudia Hage.

Em julho, gestores de escolas das redes pública federal, estadual, municipal e da rede particular na Região Metropolitana de Belém (RMB) receberam uma capacitação para saber como proceder no fornecimento de informações ao, que teve mudanças. No Censo 2016 está a necessidade de serem informados os nomes da mãe e do pai dos estudantes, de acordo com o novo perfil da família brasileira Gesa, ou seja, considerando famílias homo afetivas.

Os gestores escolares também devem atentar para o fato de serem informadas escolas indígenas com estudantes indígenas e professores específicos, e não mais se ater ao item anterior sobre educação indígena.

Serviço
Informações sobre o Censo 2016 estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e também nos telefones 3201-5064, 3201-5061 e 3201-5129.

Fonte: G1/Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço