Breaking News

Celular: Brasileiros usam WiFi 60% do tempo para evitar 3G e 4G


Press Works - Release
17/08/2016

Celular: Brasileiros usam WiFi 60% do tempo para evitar 3G e 4G

Pesquisa inédita mostra que, apesar de a franquia de dados ser decisiva na escolha de um plano móvel, consumidor depende da internet sem limites

MelhorPlano
Em um Brasil que tem mais celulares do que pessoas, em 58,55% do tempo os smartphones estão conectados via pontos de WiFi. O índice é de uma pesquisa inédita da Open Signal, empresa especializada em mapear coberturas 3G e 4G no mundo. Segundo Felipe Byrro, especialista do Melhor Plano (www.melhorplano.net) - plataforma de comparação de preços do setor -, o número pode ser explicado pelas franquias de dados limitadas na internet móvel em contraste com a banda larga fixa.
 
Byrro ressalta que o dado reforça a percepção de que o consumidor ainda depende muito da internet sem limites, mesmo que possua um plano de dados 3G ou 4G. "Como, em geral, é fácil achar pontos com WiFi gratuito, o consumo do pacote de internet móvel acaba sendo reduzido", diz. Por isso, de acordo com o especialista, um plano que oferece 5 GB e sai, em média, R$ 127, perde a preferência quando comparado a outro que dá direito a 3 GB e custa cerca de R$ 103.
 
No entanto, com a perspectiva de limite de dados também na banda larga fixa (cuja validade está sendo analisada pela Anatel e pelo Senado), a expectativa é de mudança. "Caso isso se concretize, locais como cafés e livrarias, por exemplo, não vão mais disponibilizar o WiFi gratuitamente e o usuário acabará pagando mais caro por precisar de um pacote de internet ainda maior", avalia o fundador do Melhor Plano, que também oferece comparação entre planos de banda larga fixa.
 
Velocidade e Disponibilidade

A pesquisa da Open Signal também mediu a velocidade média das redes 3G e 4Ge o tempo em que os usuários conseguem se conectar em 95 países - em ambos os indicadores, o Brasil está abaixo da média. Em relação à velocidade, nossa média é de 7.43Mbps, índice semelhante ao do Marrocos e Guatemala, e inferior aos vizinhos do Chile, Peru e Uruguai. Em termos de disponibilidade de rede, os brasileiros conseguem acessar o 3G e 4G sem problemas 75,23% do dia, número próximo ao da China e Bielorrússia.
 
"Esses indicadores são nacionais e podem variar de acordo com a região. Portanto, antes de contratar um pacote de celular, é essencial fazer comparações das opções disponíveis localmente", destaca Byrro. O Melhor Plano oferece esse serviço e também permite a consulta a planos de TV a cabo e telefonia, além de banda larga fixa.
MelhorPlano
Sobre o Melhor Plano
Plataforma de comparação de preços de planos de celular, banda larga fixa, TV a cabo e telefonia fixa. Criado em março de 2016, o Melhor Plano permite comparar as opções disponíveis em determinada região segundo critérios estabelecidos pelo consumidor, como quantidade média de minutos gastos por mês e pacote de dados de internet. www.melhorplano.net.
Release - Press Works

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço