Breaking News

Deputados discutem projetos com Secretaria de Ciência e Tecnologia

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) coordenou uma reunião com o secretário de Ciência e Tecnologia, Alex Fiuza de Melo. O objetivo do encontro era discutir dois Projetos Lei, que foram encaminhados pelo Executivo ao Legislativo. Outros deputados também participaram dos debates.

Um dos projetos é sobre a Lei Estadual de Inovação que facilita e regulamenta a relação entre o público e o privado. A lei vai favorecer as cadeias produtivas e atrair negócios da base tecnológica do estado. O segundo projeto é considerado de extrema importância porque qualifica e busca oportunidades de trabalho. Denominado “Pará Profissional”, o projeto regulamenta formas inovadoras de fazer a gestão da educação profissional para atender com eficiência e eficácia as demandas que o mercado necessita em todas as regiões do Pará.

Segundo o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, os projetos sofrerão alguns ajustes no parlamento para melhorar a qualificação profissional. Miranda considerou os projetos como fundamentais para incentivar a qualificação da mão de obra no Estado.

“São extremamente importantes para todo o Pará, pois nesse momento de crise vão dar oportunidades para que as pessoas tenham mais conhecimento tecnológico e se profissionalizem. Através deles, o trabalhador será qualificado tecnicamente e passará seus conhecimentos para outros jovens da mesma região. Não haverá, assim, obrigação de contratar pessoas de outros lugares, como acontecia antes. Foi uma reunião proveitosa, onde podemos discutir vários pontos e os parlamentares puderam ver vários aspectos positivos dos dois projetos. Aqui na Assembleia vamos fazer alguns ajustes para que possam ser colocados em votação”, finalizou o presidente do Legislativo paraense. 

DEBATES - Os dois projetos foram amplamente discutidos pelos deputados, que sugeriram novas parcerias do Governo do Estado com as instituições federais e estaduais. “Os projetos são de extrema importância, pois podem estar salvando as escolas técnicas. Isso materializa um processo histórico para que nossas escola técnicas voltem a funcionar”, disse o deputado Airton Faleiro (PT).

O secretário Alex Fiuza de Melo recebeu outras sugestões como a inovação na área social e a restruturação de obras em escolas inacabadas, sugeridas pelos deputados Eliel Faustino (DEM) e Dirceu Ten Caten (PT), respectivamente. De acordo com Alex Fiuza, as colaboprações dos parlamentares serão atendidas para melhorar os projetos. O Secretário de Ciência e Tecnologia explicou que o Estado tem mais de 31 mil postos de trabalho que precisam de qualificação profissional e a aprovação das leis vai dar oportunidades de geração de emprego e novas perspectivas a muitos trabalhadores. “Essa reunião preliminar foi importante pois sensibiliza e esclarece alguns pontos dos projetos aos deputados. A explicação e o debate vai facilitar na hora do trâmite dentro da Assembleia e também na votação no plenário. A partir de agora a ideia é acelerar, considerando que são dois projetos importantíssimos para geração de emprego. Precisamos dessa aprovação para que o Estado volte a qualificar a mão de obra local e atue nas principais demandas do Pará”, contou Alex Fiuza.

Fonte: Assembléia Legislativa

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço