Breaking News

Soja traz vários benefícios para a saúde e é versátil na gastronomia



A semente pode ser utilizada no preparo de receitas salgadas, doces e até mesmo sucos, sendo uma excelente substituta da proteína de origem animal.

Muito consumida por pessoas veganas e vegetarianas, a soja possui diversos benefícios para a saúde por ser rica em proteínas, cálcio, magnésio e ferro, além de auxiliar no controle do mau colesterol. A semente ainda é bastante versátil e pode ser utilizada no preparo de receitas salgadas, doces e até mesmo sucos, sendo uma excelente substituta da proteína de origem animal.

De acordo com a Nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Recife, campus Graças, Flávia Ribeiro, ela ainda apresenta excelentes níveis de fibras e auxilia no controle ou perda de peso corporal. "Muitas pessoas acham que a única vantagem que a soja possui é o fornecimento de proteínas, no entanto, são inúmeros os benefícios que essa semente gera para a nossa saúde. Por exemplo, por ter fibras, proporciona a sensação de saciedade e auxilia o trânsito intestinal, possui também antioxidantes que auxiliam no combate do envelhecimento precoce e radicais livres. É importante salientar que ela pode ser uma ótima alternativa e custo benefício para ser consumida no lugar da proteína animal ou até mesmo, em associação com essa proteína", Explica.

Na gastronomia, devido a sua versatilidade, diversos pratos e receitas diferenciadas podem ser elaboradas. Antônio Gomes, professor do curso de Gastronomia da UNINASSAU Recife, explica que para preparar o grão de soja, deve-se colocá-lo de molho - deixando de um dia para o outro - e depois ele deve ser fervido para eliminar a lecitina e o ácido fítico que são substâncias antinutricionais.

"Após esse procedimento ele está pronto para ser consumido. Também é possível encontrar a proteína texturizada desidratada, na qual é preciso hidratar só por 15 minutos em água e já está pronta, e a desidratada com sabores que pode ser consumida pura. Para quem quer iniciar o processo de transição da carne para a soja e deixar a opção mais atrativa, temperos como pimentas, hortelã, coentro e óleo de gergelim são excelentes opções para diminuir o sabor residual, e essa preparação pode ser feita de forma assada, frita, forneada, além de doces", orienta.

Tanto o grão de soja como a proteína texturizada de soja desidratada podem ser armazenada em potes iguais aos que se costuma armazenar feijão ou arroz. Já a soja hidratada precisa ser congelada. Confira uma receita prática e simples de ser feita:


Bolinhos de soja

Ingredientes:

  • 500g de proteína texturizada de soja hidratada;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 2 colheres de sopa de cheiro verde picado;
  • 1 colher de sopa de cebola picada
  • sal a gosto;
  • óleo de soja e pimenta a gosto;

Modo de preparo:

Em uma tigela, deve-se misturar os ingredientes, formar os bolinhos e fritá-los em óleo quente ou colocá-los no forno até ficarem assados.


Fonte: UNINASSAU

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço