Breaking News

Dia Internacional da Reciclagem - 17 de maio



Programa de reciclagem em escolas muda comportamento da família. So+ma faz parceria com sistema público de ensino de cidade do Paraná e São Paulo e, com unidades Anglo e Objetivo da capital paulista para estimular reciclagem por meio de recompensa.

A realidade de ter apenas 4% da população brasileira separando os itens recicláveis, segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) publicados em 2022, fez a ESG Tech so+ma concentrar esforços para conquistar os integrantes da fatia mais larga, 96%, a entrar no time de quem se importa com o meio ambiente. Assim, entre as ações mais importantes da startup, a so+ma fechou parcerias importantes em escolas de São Paulo e do Paraná para promover a mudança de cultura e comportamento desde a infância.

Na iniciativa, o aluno se cadastra pelo aplicativo ou pode contar com a ajuda do corpo docente para o cadastro, levar seus recicláveis para o colégio, juntar pontos e trocar esta pontuação por benefícios como cursos, vale cultura, descontos no comércio, materiais escolares, entre outros.

A ação coloca na prática os conceitos de um artigo publicado em 2020 pela renomada revista Nature Climate Change elaborado por cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que mostrou que as crianças exercem um importante papel quanto à conscientização sobre o meio ambiente dentro de suas famílias, pois, uma vez interessadas e preocupadas com o tema, tendem a incentivar seus pais a também fazer ações de melhoria em relação a sustentabilidade.

Considerando que o conteúdo que as crianças aprendem na escola pode, de fato, influenciar no dia a dia mais sustentável da família, a so+ma está mudando a realidade de alunos de escolas que aderiram ao programa “Recicla na Escola”, da so+ma, através de incentivos de educação ambiental na prática. A startup de impacto socioambiental implantou sua tecnologia e metodologia nos colégios públicos de Campo Largo, no Paraná, e São Paulo e também na rede Anglo e Objetivo, na capital paulista, a fim de incentivar o ESG entre os estudantes. "O programa virou mania lá em casa. Não consigo mais jogar plástico no lixo. Fizemos até uma composteira no prédio de casa.", explica Fernanda, mãe de alunos da EMEF João Domingues Sampaio, em São Paulo.

Nas escolas municipais de São Paulo e Campo Largo, em 2022, houve 1.722 participantes cadastrados no programa em apenas de 10 escolas, na média média o programa teve uma aderência prática por mais de 30% destas escolas. Apenas em seis meses de operação, com apenas um dia de entrega por semana, as escolas de São Paulo conseguiram levar mais de 6 toneladas de plásticos, um material reciclável que é leve , enquanto os alunos de Campo Largo em apenas 4 semanas levaram cerca de 1,2 toneladas entre plástico e embalagem cartonada.


Fonte: So+Ma

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço