Breaking News

Cuidado: WhatsApp sofre com novo travazap no Android



O mais temido voltou: há um novo travazap fazendo vítimas no WhatsApp no Android. O faz com que o aplicativo entre num loop constante de travamentos quando alguém envia um link específico num chat individual ou em grupo.

O vilão da vez é o link wa.me/settings que, embora seja um simples redirecionamento para a página de Configurações do mensageiro, coloca o WhatsApp num loop de crashes até que o app seja reiniciado. Contudo, se o usuário tenta acessar novamente o chat onde a mensagem foi enviada, o bug volta a acontecer — na prática, trancando os participantes do lado de fora do papo.

Pelo que foi descoberto até agora, o problema parece estar em versões recentes do WhatsApp para Android. O travazap não surte efeito nenhum nas demais versões do programa para iOS, Web ou Windows, então usuários dessas versões podem ficar tranquilos.

Vale ressaltar também que o bug afeta exclusivamente as conversas em que o link foi enviado, ou seja, se alguém causar o problema em um chat, os demais continuarão acessíveis após a reinicialização do aplicativo.

Enviar travazap é crime?

Embora mandar um travazap para alguém não seja crime, a prática pode gerar problemas para o remetente. Aquele que envia a mensagem maliciosa pode impactar pessoas ou negócios e pode responder civilmente pelos danos causados ao destinatário.

Por se tratar de uma falha grave, o WhatsApp deve lançar uma correção rapidamente. Contudo, não há previsão de quando a atualização será liberada.

Por enquanto, a solução é vincular a própria conta ao WhatsApp Web ou Desktop para se blindar do bug. Assim, se você receber o travazap, pode entrar no chat problemático em outra plataforma, apagar a mensagem usando a opção "Apagar para mim" e voltar a acessar a conversa no celular.

Fonte: Canal Tech

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço