Breaking News

Maior fórum de segurança internacional da América Latina será em junho no Rio


XX Conferência do Forte, maior fórum de segurança internacional da América Latina, será dias 1 e 2 de junho, no Rio de Janeiro.



GRATUITA, VIGÉSIMA EDIÇÃO DO EVENTO TERÁ - TRANSMISSÃO ONLINE AO VIVO


Fotos: AQUI 

Rio de Janeiro, 12 de maio de 2023 – Maior fórum sobre segurança internacional da América Latina, a XX Conferência de Segurança Internacional do Forte ocorre dias 1 e 2 de junho e, pela primeira vez, no Museu do Amanhã, Centro do Rio. Com o tema “A Ordem Global em transformação: diante da Tempestade Perfeita” e presença de especialistas da Europa e da América Latina, o evento é uma iniciativa da Fundação Konrad Adenauer (KAS-Brasil), em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e apoio da Delegação da União Europeia no Brasil. 

Entre os nomes já confirmados estão o da secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil Maria Laura da Rocha, primeira mulher a comandar a pasta; do ex-ministro da Fazenda e ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Ricupero; e do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez. Políticos, autoridades, acadêmicos e representantes da sociedade civil e das Forças Armadas da Europa e da América Latina estarão debatendo em duas manhãs assuntos contemporâneos de relevância internacional. 

“A Ordem Global em transformação: diante da Tempestade Perfeita" busca discutir as mudanças de ordem global, como o aumento dos extremismos políticos, a economia global em tempos de guerra, o longo caminho para a paz mundial e os desafios e as perspectivas na área da inteligência artificial. Assim como ao longo dos últimos 20 anos, a Conferência do Forte visa a promoção do diálogo entre América Latina e Europa, incentivando uma reflexão conjunta diante dos desafios mundiais.

Para participar, basta se inscrever, gratuitamente, através do link https://forte.avscvirtual.com.br. A Conferência terá transmissão online e gratuita em tempo real para aqueles que não puderem participar presencialmente no Rio de Janeiro, e contará ainda com tradução simultânea em português, espanhol, inglês, alemão e LIBRAS.

Acompanhe as redes da Fundação Konrad Adenauer no Brasil para saber mais sobre o evento. Acesse pelo Instagram, Twitter ou Facebook: @kasbrasil

Sobre a Fundação Konrad Adenauer:

A Fundação Konrad Adenauer (KAS) é uma fundação política alemã independente e sem fins lucrativos que atua nacional e internacionalmente em prol da paz, justiça e liberdade. Nossa missão principal é a defesa da democracia e o fomento da Economia Social de Mercado, com base nos valores da democracia cristã. Além disso, buscamos fortalecer as relações transatlânticas através da cooperação internacional e, para isso, possuímos mais de 107 representações em todo o mundo. Orientamos nosso trabalho em temas chaves como a Inovação, Representatividade e Participação, e Segurança.

Atuamos no Brasil desde 1969 e concentramos as nossas atividades em quatro eixos temáticos: Educação Política, promovendo a participação dos cidadãos na política; Estado de Direito e Políticas Públicas, que forma multiplicadores sobre temas como Direitos Humanos e Democracia; Desenvolvimento Sustentável e Descentralização, onde promovemos encontros com lideranças locais e representantes políticos para promover a boa governança e a sustentabilidade; e Desafios Globais, onde estimulamos as relações não só entre a Europa e a América Latina, mas também entre Brasil e Alemanha, sob os prismas da cooperação e das relações internacionais.

Sobre o Centro Brasileiro de Relações Internacionais:

Fundado há 25 anos pelo Embaixador Luiz Felipe Lampreia, o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) é o principal centro de pensamento e promoção da agenda internacional do país. A instituição prioriza a interdisciplinaridade, a pluralidade e a independência. O Conselho Curador e demais Conselhos do CEBRI são formados por renomados diplomatas, intelectuais e empresários. Estão associadas ao CEBRI cerca de 70 empresas e instituições de diversos segmentos. Os 14 núcleos de trabalho geram debates de alto nível, conteúdo de qualidade e subsídios à formulação de políticas públicas, em temas que impactam a agenda internacional do país. Liderados por especialistas e autoridades reconhecidas, os núcleos têm o objetivo de contribuir para a construção de uma agenda de desenvolvimento, formulação de políticas públicas e inserção internacional para o Brasil.

Sobre a União Europeia:

A Delegação da União Europeia no Brasil foi criada em 1984. É uma missão diplomática de pleno direito e trabalha em estreita colaboração com as missões diplomáticas dos Estados-Membros da UE no Brasil.

A Delegação da UE promove as políticas da UE no Brasil, o que inclui apresentar e explicar as ações da UE ao governo brasileiro, autoridades, sociedade civil e público em geral. A Delegação da UE promove ainda a implementação da Parceria Estratégica UE-Brasil e trabalha para fortalecer as relações políticas e econômicas/comerciais com nossos parceiros brasileiros. A Delegação da UE também realiza um serviço ativo de diplomacia pública e informação, com o objetivo de informar os brasileiros sobre os desenvolvimentos atuais na União Europeia e aumentar a conscientização sobre os interesses e preocupações da UE. Os amplos programas de assistência e cooperação setorial da UE no Brasil abrangem áreas como meio ambiente, mudanças climáticas, direitos humanos, ciência e tecnologia e pesquisa e inovação.

Para mais informações, entre em contato:

Felipe Teixeira: felipe.teixeira@agenciafebre.com.br 21 99151-9425

Katia Carneiro: katia.carneiro@agenciafebre.com.br 21 99978-2881

Siga-nos no Instagram @agfebre e no facebook.com/agfebre


Fonte: Felipe Teixeira - Agência Febre

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço