Breaking News

Google vai apagar milhares de contas Gmail! Está na lista?


Já lá diz o ditado que não há nada que dure para sempre e é bem verdade. Desta vez é a Google que vai apagar várias contas Gmail que já existem há anos, o que pode vir a ser um problema para vários utilizadores. Assim veja agora mesmo se tem cumprido o requisito necessário para não ficar sem conta Google. É que em Dezembro de 2023 acabou-se!

Google vai apagar milhares de contas Gmail! Está na lista?

Esta informação não é propriamente nova. No entanto só agora é que esta decisão da Google será posta em prática.

Dito isto, foi em 2020 que a Google revelou ao mundo esta medida. Assim disse que removeria o conteúdo armazenado numa conta inativa para preservar o espaço de armazenamento. A Google atualizou a sua política de inatividade para que as contas antigas e não utilizadas terminem a partir do final deste ano.

Para além de o endereço de e-mail ficar inacessível, as mensagens do Gmail, os eventos do Calendário, o Drive, o Docs e outros ficheiros do Workspace, bem como as cópias de segurança do Google Fotos, serão removidos.

“Se uma Conta Google não tiver sido utilizada ou iniciado sessão durante pelo menos 2 anos”, a Google eliminará assim essa conta pessoal e o respetivo conteúdo.

De momento, a Google não está a planear eliminar as contas com vídeos do YouTube. (Isto complicaria, uma vez que alguns clips antigos abandonados podem ter relevância histórica).

Entretanto a Google começará a eliminar as contas inativas em dezembro de 2023 (na melhor das hipóteses) e adotará uma “abordagem faseada”. Assim começa pelas “contas criadas e nunca mais utilizadas”. A empresa afirma que “vai implementar esta medida de forma lenta e cuidadosa”.

Dois anos não é nada

Imagine que durante dois anos resolve fazer uma incursão pelo mundo Apple e compra um iPhone. Nessa altura não configura qualquer conta Google. Depois decide voltar e quando vai configurar a sua conta Google onde estão vários dados já não a tem.

  • O que mantém uma conta ativa
  • Ler ou enviar uma mensagem de correio eletrónico
  • Utilizar o Google Drive
  • Ver um vídeo do YouTube
  • Transferir uma aplicação na Google Play Store

Utilizar a opção Iniciar sessão com a Google para iniciar sessão numa aplicação ou serviço de terceiros

Fonte: Leak

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço