Breaking News

As 5 inovações cientificas mais interessantes do mês [05/23]

DC_Studio/Envato


A cada mês, novas ferramentas surgem para revolucionar a forma como o ser humano encara suas experiências. Em maio, os estudos voltados à área cerebral se destacaram, com direito a implantes capazes de reverter quadros que muito preocupam a comunidade médica. Veja, dentre essas, as principais inovações científicas do mês.

Decodificador que transforma pensamentos em linguagem

Separamos as inovações cientificas mais interessantes do mês, como o decodificador semântico (Imagem: Bret Kavanaugh/Unsplash)


Cientistas norte-americanos criaram um decodificador semântico, capaz de traduzir atividade cerebral de uma pessoa em linguagem escrita, com bas em um novo sistema de Inteligência Artificial (IA). O algoritmo é semelhante ao usado pelo ChatGPT, da OpenAI, e pelo Bard, do Google.

Por enquanto, poucos voluntários (ao todo, três) passaram pelo treinamento. Os resultados dos experimentos indicam que a tecnologia capta a essência do que está sendo dito ou pensado, com nível significativo de confusão, mas palavras-chave do raciocínio estão sempre presentes.

Pele de gel que dá sensibilidade de toque aos robôs

Cientistas criam pele de gel que dá sensibilidade de toque aos robôs (Imagem: Hardman et al. 2023/Materials Today Electronics)


Em paralelo, cientistas criaram uma pele de hidrogel que pode fornecer sensibilidade de toque aos robôs, permitindo que estes detectem as propriedades táteis dos objetos e reproduzindo artificialmente o sentido do tato humano.

Na prática, o material conta com uma série de eletrodos. A pele artificial também é acoplada a um sistema de hardware e usa tomografia de impedância elétrica (EIT), que se baseia nos eletrodos na borda da pele para aplicar correntes e medir voltagens que fornecem informações sobre o estado da pele.

Implante para tratar câncer no cérebro


A mais nova estratégia para tratar câncer no cérebro envolve um implante com um dispositivo de ultrassom no crânio e o uso de dois remédios quimioterápicos, paclitaxel e carboplatina. Com a nova tecnologia, a entrega dos medicamentos foi melhorada significativamente, o que pode representar uma eventual cura — o que ainda envolve mais estudos antes de se tornar uma afirmação concreta.

Cronômetros de relógios atômicos detectores de covid

Cronômetros de relógios atômicos são utilizados para detectar covid-19 
na respiração (Imagem: raferto1973/Envato)


Astrônomos e físicos descobriram que dá para usar cronômetros de relógios atômicos para detectar covid-19 na respiração. O dispositivo dispara simultaneamente pulsos de luz em várias frequências. Como esses pulsos super-rápidos são precisamente espaçados ao longo do espectro de luz, eles formam um gráfico de frequências que se parecem com os dentes de um pente.

No estudo, os cientistas provaram que essa ferramenta pode detectar covid-19 a partir de testes do tipo bafômetro, nos quais os indivíduos simplesmente sopram em um tubo. A ideia é que as descobertas possam abrir caminho para testes de diagnóstico rápidos e não invasivos para uma infinidade de doenças.

Implante cerebral para tratar epilepsia

Implante cerebral é uma das inovações cientificas mais interessantes do mês (Imagem: EPFL/Alain Herzog)


Para encerrar a lista de inovações científicas mais interessantes do mês, temos o implante cerebral que promete mudar o tratamento de epilepsia. O equipamento entra por um pequeno orifício e se "abre", como uma flor, ao chegar no córtex cerebral. Então, a área de cobertura é significativamente maior que o tamanho necessário do corte (incisão). No futuro, o novo conjunto de eletrodos corticais deve estimular, registrar e monitorar a atividade elétrica no cérebro dos pacientes.

Fonte: Canal Tech

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço