Breaking News

A Universidade de Alberta e a Christopher & Dana Reeve Foundation fazem parceria para facilitar o compartilhamento de dados abertos

SHORT HILLS, NJ, 28 de abril de 2023




Nova colaboração oferece suporte à recuperação e entrada de dados no Open Data Commons para lesões na medula espinhal, um primeiro passo para o compartilhamento de conhecimento e transparência de dados em campo.

Hoje, a Christopher & Dana Reeve Foundation e a University of Alberta anunciaram uma iniciativa conjunta de três anos, apoiada por uma doação de US$ 250.000 da Reeve Foundation, para acelerar os dados abertos por meio do Open Data Commons for Spinal Cord Injury (ODC-SCI). A iniciativa visa facilitar a padronização de dados, compartilhamento de conhecimento e replicabilidade científica e tradução para estimular mais oportunidades de pesquisa terapêutica pré-competitiva e reduzir os desafios fundamentais dentro da comunidade de pesquisa que retardam o progresso.

“Nossa parceria com a Fundação Reeve é ​​um próximo passo empolgante no desenvolvimento do ODC-SCI, que tem o potencial de melhorar o tratamento de até meio milhão de pessoas com lesões na medula espinhal em todo o mundo e também influenciar pesquisas em outras áreas da saúde. , ciência e reabilitação”, disse Karim Fouad, Ph.D., professor da Faculdade de Medicina de Reabilitação – Fisioterapia da Universidade de Alberta e codiretor do ODC-SCI. “Estamos entusiasmados em trabalhar com a Fundação Reeve e toda a comunidade de pesquisa SCI para aumentar a disponibilidade de dados SCI de código aberto para o benefício de todos os afetados por SCI e paralisia.”

O ODC-SCI foi criado em 2017 por pesquisadores da University of Alberta e da University of California, San Francisco, com o apoio da Craig H. Neilsen Foundation, Wings for Life Spinal Cord Research Foundation e International Spinal Research Trust. Ele serve como um portal de compartilhamento de dados dedicado e repositório para o campo de SCI. Por meio do ODC-SCI, acadêmicos, cientistas e colegas da indústria podem compartilhar dados em um espaço protegido e publicar dados diretamente ao público com um identificador de objeto digital (DOI), tornando-os facilmente pesquisáveis ​​pela Internet. O ODC-SCI também está em conformidade com os princípios de dados FAIR: Localizáveis, Acessíveis, Interoperáveis ​​e Reutilizáveis ​​para humanos e máquinas.

“A Fundação Reeve está empenhada em aumentar a transparência em todo o campo da pesquisa SCI. O sucesso no avanço de terapias do mundo real que melhoram a qualidade de vida requer recursos e informações compartilhados”, disse Marco Baptista, Ph.D., Diretor Científico da Fundação Reeve. “Nossa parceria ressalta uma mudança crítica no campo, onde cientistas e outros priorizam o progresso em detrimento de interesses individuais e organizacionais”.

O aumento sistemático da transparência – em torno de ganhos e falhas de laboratório – ajuda a remover barreiras à descoberta há muito arraigadas, eliminando o desperdício de tempo duplicando hipóteses malsucedidas e permitindo que os pesquisadores refinem ou redirecionem seu foco à medida que mais dados se tornam publicamente disponíveis. Mais significativamente, o compartilhamento de dados suporta um sucesso mais expansivo em todo o campo, acelerando a descoberta de medicamentos e o desenvolvimento de dispositivos à medida que mais peças do quebra-cabeça se tornam visíveis para todos.

A parceria Reeve Foundation-Universidade de Alberta também apóia a evolução das políticas nacionais e internacionais que enfatizam a importância dos dados abertos. No final de janeiro, os Institutos Nacionais de Saúde anunciaram seus requisitos para gerenciamento de dados e planos de compartilhamento para todas as pesquisas que geram dados científicos. Nos próximos anos, os requisitos de dados abertos do governo dos EUA serão expandidos para cobrir todas as disciplinas científicas que recebem subsídios federais para pesquisa. Outros financiadores na União Europeia e na Ásia também estão estabelecendo obrigações de compartilhamento de dados específicas de cada país.

“Apesar dessas mudanças rápidas nas políticas, o compartilhamento de dados ainda é um conceito novo e um tanto assustador para muitos pesquisadores da SCI. A falta de conjuntos de dados unificados, experiência em entrada de dados e restrições de tempo e orçamento contribuem para a escassez, especialmente quando um manuscrito associado a dados a serem compartilhados foi publicado no passado”, acrescenta o Dr. Baptista.

Assim, esta parceria visa abordar essas barreiras e maximizar o investimento das fundações SCI por meio da posição de um especialista em recuperação de dados que servirá como a principal ligação entre os laboratórios e o ODC-SCI, ajudando a gerenciar e reformatar dados e realizar verificações de dados.

“Estamos ansiosos para ver o volume de dados SCI abertos crescer nos próximos três anos. Nossa parceria com o Dr. Fouad e a Universidade de Alberta representa um passo importante para a Fundação em direção a investimentos em pesquisa de campo, em que o impacto se estende além do escopo de estudos discretos para que a comunidade SCI possa se beneficiar de uma ciência mais rápida e eficaz ”, disse Dr. Baptista.


Sobre a Universidade de Alberta

A University of Alberta em Edmonton é uma das melhores universidades de ensino e pesquisa do Canadá, com reputação internacional de excelência em humanidades, ciências, artes criativas, negócios, engenharia e ciências da saúde. A universidade e seu pessoal permanecem dedicados à promessa feita em 1908 pelo presidente fundador Henry Marshall Tory de que o conhecimento deve ser usado para “elevar todo o povo”.

Sobre a Fundação Reeve

A Christopher & Dana Reeve Foundation  dedica-se a curar lesões na medula espinhal, financiando pesquisas inovadoras e melhorando a qualidade de vida de indivíduos e famílias afetados pela paralisia. Ao unir as mentes mais brilhantes no campo, estamos trabalhando incansavelmente para acelerar a descoberta científica no campo da pesquisa da medula espinhal, investindo em laboratórios em todo o mundo. Além disso, por meio de um acordo cooperativo com a Administration for Community Living, o Reeve Foundation's  National Paralysis Resource Center (NPRC) promove a saúde, o bem-estar e a independência de pessoas que vivem com paralisia, fornecendo informações abrangentes, recursos e serviços de referência, atendendo a mais de 120.000 indivíduos e famílias desde seu lançamento em 2002. A Reeve Foundation está empenhada em elevar as vozes de nossa comunidade e precisa alcançar maior representação e independência. Atendemos a todos os 20 padrões do Better Business Bureau para responsabilidade de caridade e temos o Selo de Caridade do BBB. Para obter mais informações, visite  www.ChristopherReeve.org  ou ligue para 800-225-0292.

Contatos de mídia:

Universidade de Alberta

Ross Neitz

780-297-8354


Fundação Christopher & Dana Reeve
Julia Leonard

973-933-7222

Fonte: Reeve Foundation

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço