Breaking News

Monitio: testámos a monitorização de media assistida por IA!



A Inteligência Artificial é algo que tem estado definitivamente na moda por bons e maus motivos. Uma coisa é certa, tem o poder de facilitar muito a nossa vida e sobretudo automatizar e aperfeiçoar determinadas tarefas que de outro modo seriam muito mais complicadas. É esta a premissa do Monitio, um sistema desenvolvido pela Priberam e que tem a capacidade de ajudar agências e também meios de comunicação a estarem a par de tudo o que se passa no mundo das notícias e até de filtrar informações falsas. Embora pareça demasiado bom para ser verdade, é exatamente assim que funciona.

Monitio: testámos a monitorização de media assistida por IA!

O que é o Monitio?

Esta plataforma foi lançada oficialmente em Madrid e rapidamente conquistou a atenção de todos graças às funcionalidades. Sobretudo porque além do que referimos acima ainda é capaz de traduzir o conteúdo em qualquer idioma para inglês.

De facto esta solução permite acompanhar o que se passa noutros países, seja qual for o idioma, de uma forma que seja compreensível apenas para quem fala o Inglês.



Mas o Monitio não se limita a acompanhar as notícias de todo o mundo de acordo com o tipo de informação que procuramos. De facto, integra ferramentas assistidas de verificação de factos até agora indisponíveis no mercado de monitorização de media. Isto foi algo testado por jornalistas da Deutsche Welle. Para já, a plataforma está disponível em Portugal e Espanha.


Num parágrafo, o Monitio organiza automaticamente milhares de artigos em grupos temáticos, para que os utilizadores obtenham uma visão geral de como o conteúdo se relaciona com tópicos específicos, pessoas, empresas, etc. Os utilizadores podem receber informação mais aprofundada da sua indústria, mercados e concorrentes.

Facilidade de utilização e múltiplas funcionalidades

Na Leak já deitámos a mão a esta plataforma e algo que se destaca é sobretudo a facilidade de utilização. Nota-se, realmente, muito cuidado na elaboração da interface para que todos os elementos importantes estejam disponíveis à distância de um clique. Até o sistema de boas vindas é muito intuitivo. Tudo para que a criação das diferentes views seja uma tarefa muito simples.

Tudo começa com o botão Create View. No caso da Leak podemos criar logo uma vista que vá buscar as notícias mais importantes de tecnologia a nível global, ou regional, seja qual for o idioma. Ou seja, facilita muito o trabalho de agregação de conteúdos. Sobretudo existindo a tal componente de “polígrafo”. Ou seja, em que as informações falsas ficam de fora.



No entanto a plataforma vai muito mais longe e permite até a definição de palavras-chave próprias e esta utilização de filtros é algo que interessa e muito às agências de comunicação. Imaginemos que quer filtrar todas as notícias que são lançadas sobre a Priberam.

É bastante simples!

Basta criarmos um filtro para esse efeito e todas as notícias que mencionarem essa palavra serão mostradas na plataforma. Como é uma ferramenta global, é possível filtrar as notícias por Portugal, Brasil, ou qualquer outra região do mundo. Mas há mais. Também é possível filtrar tudo por meio. Ou seja, pode indicar que pretende visualizar apenas todas as notícias sobre a Priberam que saíram na Leak.



Para além disso esta plataforma permite ainda criar a nossa própria dashboard. Isto para que apenas lhe seja mostrado o que realmente importa. Destaca-se também o menu do lado esquerdo que de uma forma simples dá acesso ao sumário de todas as notícias, aos artigos, agregação, análise e também às diferentes dashboards e possibilidade de realização de relatórios. No meio de tudo isto pode também guardar artigos para os trabalhar mais tarde.



No meio de todas estas opções há duas que queremos destacar por motivos diferentes.

Uma porque não se percebe tão bem pelo menu e outra pela facilidade de utilização e potencialidades.

A opção Analyze do lado esquerdo permite mostrar-nos as tendências, algo que é muito importante para se perceber o que está de facto a gerar mais interesse.

A outra funcionalidade diz respeito aos relatórios.

Se utiliza normalmente newsletters está habituado a sistemas como o Mailchimp ou outros semelhantes. Ora a função relatórios do Monitio aposta nessa facilidade de utilização de drag-and-drop. Como tal é possível compor de um modo intuitivo todos os elementos que estarão presentes no relatório que será enviado. Headings, conteúdos, design, tudo pode ser mexido. Para além disso, o envio pode ser manual ou então automático e recorrente.



No caso de ter algumas dúvidas praticamente todas as funções disponibilizam assistentes passo-a-passo.

Muito mais haveria para dizer sobre esta plataforma mas o essencial é exatamente isto. Um acompanhamento de tudo o que se passa nos media e nem sequer as redes sociais escapam.

De facto, o Monitio promete revolucionar a indústria de monitorização dos media e não há dúvida que o vai conseguir. Sobretudo se o compararmos com outras ferramentas que existem no mercado mas que se tornam significativamente mais caras. Mais informações aqui.

Fonte: Leak

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço