Breaking News

Scrum Gathering anuncia novidades


A um mês do evento, mais três Key Notes são anunciados para falar sobre gestão de tempo.

Nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2019, o Rio de Janeiro receberá a sexta edição do Scrum Gathering©, com a chancela da Scrum Alliance. Ferramenta de gestão ágil, o Scrum é um método usado para a administração de projetos, com ciclos curtos e resultados constantes, dinamizando e facilitando mudanças, diferente de processos engessados e burocráticos.

Além do Scrum, o evento traz palestras sobre outros métodos ágeis e diversas formas de adotá-los, não só na tecnologia, onde foi mais difundido nos últimos anos, mas fora da área técnica também. Durante os três dias, serão apresentadas palestras e workshops divididos em seis temas centrais, também chamados de trilhas.

Além dos key notes – palestrantes de destaque do evento – anunciados anteriormente (Klaus Leopold e Mari Zaparolli), a um mês do evento, foram anunciados mais três key notes. O ator e apresentador Mario Ballas, o superintendente de planejamento de RH do banco Itaú Breno Luz e o fundador da Refactory Joe Yoder também estarão presentes para falar de suas experiências com a gestão de métodos ágeis.

Pioneiro e a maior referência de Improviso no Brasil, o ator Mario Ballas viveu em Paris onde estudou na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq. Apresentou-se com os “Palhaços Sem Fronteiras” franceses na África e em campos de refugiados durante a guerra do Kosovo. Foi campeão mundial de improviso no festival Internacional de Bogotá. No Brasil foi palhaço em hospital nos “Doutores da Alegria” e apresentador do “É Tudo Improviso” na Band, “Cante se Puder” e “Esse Artista Sou Eu” no SBT. Diretor artístico da Casa do Humor e está em cartaz com a “Noite de Improviso” no Comedians Club. É feio,mas gente boa.

Breno Luz é formado em Engenharia pela UNICAMP e está há 16 anos no Itaú Unibanco, onde iniciou sua carreira como estagiário e passou pelas áreas de Operações, Eficiência e Qualidade, até chegar ao RH. Há pouco mais de 1 ano, como Superintendente de Planejamento do RH, assumiu a missão de transformar o modelo de trabalho do RH através da Agilidade, atuando na automação de processos e uso de people analytics. Esta transformação tem permitido ao RH ser tornar ainda mais estratégico e capaz de não só acompanhar a evolução dos negócios, mas também ajudar ao banco a se adaptar neste contexto de Transformação Digital.

Joe Yoder é o fundador e diretor do The Refactory, uma companhia focada em arquitetura de software, design, implementação, consultoria e mentoria em todas as facetas do desenvolvimento de software. Joe é também presidente do Hillside Group, uma organização sem fins lucrativos dedicada a melhorar a qualidade de vida de pessoas que usam, constroem ou lidam com sistemas de software. Joe já apresentou diversos tutoriais e palestras, organizou workshops e colaborou na organização de grandes conferências internacionais técnicas e de Agilidade. Ele é conhecido como o autor do Pattern “Big Ball of Mud”, que expõe muitas falácias presentes na arquitetura de software.



Mais informações:
Nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2019, o Rio de Janeiro receberá a sexta edição do Scrum Gathering©, com a chancela da Scrum Alliance. Ferramenta de gestão ágil, o Scrum é um método usado para a administração de projetos, com ciclos curtos e resultados constantes, dinamizando e facilitando mudanças, diferente de processos engessados e burocráticos.

Além do Scrum, o evento traz palestras sobre outros métodos ágeis e diversas formas de adotá-los, não só na tecnologia, onde foi mais difundido nos últimos anos, mas fora da área técnica também. Durante os três dias, serão apresentadas palestras e workshops divididos em seis temas centrais, também chamados de trilhas.

Entre os nomes da edição 2019 do Scrum Gathering Rio está Klaus Leopold. Doutor em ciências da computação, foi um dos primeiros instrutores e coaches de Kanban no mundo. Possui muitos anos de experiência ajudando organizações de diferentes áreas em suas jornadas de transformação ágil. Leopold é autor do best-seller de gestão organizacional “Rethinking Agile”, do livro “Pratical Kanban” e coautor do livro “Kanban Change Leadership”. Atualmente, se dedica à transformação ágil de empresas, através do Lean Business Agility e também de palestras nas principais conferências ao redor do mundo.

Outra presença confirmada é Willy Wijnands. Apaixonado professor de ciências do Ashram College em Alphen aan de Rijn e de Aikido, já treinou mais de 650 professores em todo mundo e trabalhou com 2000 alunos usando o eduScrum em todas as aulas. É o fundador da eduScrum, cofundador da iniciativa mundial “Agile in Education”, coautor do guia eduScrum, do livro “Scrum in Actie” e também de “Agile and Lean Concepts for Teaching and Learning”.

Mariana Zaparolli também será palestrante do Scrum Gathering Rio 2019. Experimentadora e disseminadora da cultura ágil desde 2013, atua com Agile Coaching e Governança Lean de portfólio há três anos, catalisando a agilidade no Pagseguro. Participa ativamente das comunidades de agilidade, compartilhando experiências e aprendizados em debates e palestras. Acredita que ambientes de trabalho podem proporcionar realização associada a propósito, com empoderamento responsável das pessoas e crescimento colaborativo. Construiu sua carreira em Tecnologia com desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos e portfólio. É Engenheira de Computação (FURG-RS) com mestrado em Computação Musical (IME-USP).

Trilhas:
Agile Everywhere: Agilidade pode ser aplicada em qualquer contexto. Muito além da TI, onde os principais métodos ágeis nasceram, o Ágil vem transformando o mundo do trabalho dentro dos mais diversos tipos de conhecimento.

Agile Management: Qual é o caminho para uma gestão verdadeiramente ágil? Dentro da transformação das organizações, a gestão tem um papel fundamental e influencia diretamente na cultura de melhoria contínua. Essa trilha apresenta os principais desafios de gestão vividos dentro da Agilidade.

Coaching e Facilitation: O Coaching e a Facilitação são muito importantes dentro de ambientes criativos e produtivos, principalmente quando o foco está no aprendizado e na melhoria contínua. Essa trilha apresenta técnicas, cases e também as principais tendências praticadas atualmente.

Product Management: Nada é mais ineficiente do que construir um produto que ninguém quer usar. Esta trilha discute o futuro da Gestão Ágil de Produtos, desde a definição do que fazer, passando pela estratégia de produto até o uso de métricas para entender mais sobre os usuários e o próprio produto.

Technical Excellence:
Esta trilha dedica-se às discussões técnicas do seu time ou organização. O time é Ágil, mas ele está realmente construindo o Software com qualidade e da melhor forma? Essa trilha apresenta técnicas e ferramentas de automação.

Trends:
Aqui serão apresentadas as tendências no mundo da Agilidade, na área técnica, de produtos, cultural e organizacional.

“Atualmente, muito se fala em métodos ágeis, mas poucos sabem como utilizá-los. O Scrum Gathering será uma oportunidade de o público entender na prática, além trocar experiências, exercitar os conceitos aprendidos, discutir desafios e entender uma nova realidade no mercado profissional das mais variadas áreas.” Explica Marcos Garrido, sócio fundador da Knowledge21, empresa que traz o evento para a cidade.

“A gestão ágil, que antes era somente utilizada por profissionais de TI, atualmente pode e deve ser implantada nas mais variadas áreas. É uma mudança de cultura nas organizações, além de fonte de recursos para empresários, administradores, advogados, médicos, comunicadores, entre outras profissões. Como o próprio manifesto ágil afirma: devemos focar em indivíduos e interações mais do que em processos e ferramentas”, completa Garrido.

As inscrições para o Scrum Gathering podem ser feitas através do site https://scrumrio.com O valor do investimento, para os três dias de evento, é de 660 reais.

Sobre a Scrum Alliance®
Fundada em 2001, a Scrum Alliance é a maior, mais influente e mais reconhecida organização de formação da comunidade ágil mundial. Ela já certificou mais de 750.000 pessoas ao redor do mundo. Como uma instituição sem fins lucrativos, sua visão é “Transformar o Mundo do Trabalho”. Através de práticas, princípios e valores, sua missão é inspirar indivíduos e organizações a criarem ambientes de trabalho mais felizes, produtivos e sustentáveis. Através da Scrum Alliance você tem acesso a um mundo de aprendizados e recursos que vão te ajudar a alcançar o sucesso na sua jornada Ágil. O modelo de certificação oferece um caminho completo para sua jornada, expandindo o seu conhecimento sobre o Scrum, suas habilidades e todas as ferramentas principais que um bom “agilista” precisa.


Programação de palestras e workshops por Trilhas:

Agile Everywhere
Workshop “Desenhando Experiências Incríveis”, ministrado por Tito Simões.
Palestras
Tema: Do desenvolvimento de software, uma atividade essencialmente humana, ao nascimento de um RH ágil
PalestranteAlexandre Amorim

Tema: Employee Experience: uma forma ágil para desenhar experiências com o time
Palestrante: Ana Cláudia Mendonça

Tema: Ágil melhora o óbvio. Você duvida?
Palestrante: Gabriel Nunes

Tema: Legal Design & Agile
Palestrantes: Larissa Wermann e Gisele Ueno

Tema: Scrum e hospital
Palestrante: Leonardo Baumworcel

Tema Pai não quero ir à escola! E agora? Como o Scrum me ajudou a sair desta enrascada!
Palestrante: Luiz (Clima)

Tema: Experiências com agilidade no BNDES
PalestranteRenato Santos

Tema: Kanban na Auditoria de um grande banco ? – Um ano de histórias
Palestrante: Walter Ramos


Agile Manegement
Workshop “D Métricas Lean & Forecasting com Lego”, ministrado por Rodrigo Oliveira.
Palestras
Tema: Desafios de escalar uma startup para milhões de usuários
PalestranteAndre Simões

Tema: Autonomia vs bagunça
Palestrante: Avelar Leão

Tema: O que não te contaram sobre as métricas e você precisa saber
Palestrantes: Caco – Cleiton Mafra e Raphael Albino

Tema: Indicadores: Seriam mais um abacaxi
Palestrante: Cris Simons

Tema: Estratégia ágil, é possível?
Palestrante: Isa Gayno

Tema: Gestão da Diversidade: a inclusão de PCDs em cerimônias Scrum
Palestrante: Joyce Bastos

Tema: Alinhamento de Expectativas para uma cadência de entregas eficazes e pessoas felizes
PalestrantesMarcely Santos e Kenedy Pereira

Tema: Princípios ágeis na orquestração de times responsáveis pela entrega de soluções complexas de meios de pagamento
Palestrante: Odir Spada Junior

Tema: O Futuro da Gestão de Desempenho
Palestrantes: Raphael Molesim e Renata Sujo

Tema: Lições aprendidas após um ano e meio elevando a maturidade de organizações
Palestrante: Wesley Zapellini


Coaching e Facilitation
Workshops
- “Toolbox 360° – Quando deixamos de fazer retrospectivas e começamos a fazer futurespectivas”, ministrado por Jorge Audy.
- “Uma Abordagem Lean para Realizar Mudanças”, ministrado por Rafael Targino e Caco – Cleiton Mafra.
- “Coaching Agile Coaches”, ministrado por Raphael Montenegro.
Palestras
Tema: Melhorando a performance dos times através do Coaching
PalestranteErasto Ortiz

Tema: Agile Coach remoto: o que faz, onde vive e como atua?
Palestrante: Fernanda Lorenzetti

Tema: Framework poderoso para aumentar engajamento e acelerar as entregas
Palestrante: Petrus Abib
Tema: 5 ferramentas que todo Scrum Master deveria ter na manga
Palestrante: Renan Melo

Tema: Como um grupo de Agile Coaches pode impactar na maior plataforma tecnológica de luxo do mundo?
Palestrante: Rui Martins

Tema: Do diagnóstico ao aumento de Produtividade de um time- O Case Vagas.com
Palestrante: Tulio Ultramari


Product Manegement
Workshops “MVP Canvas a partir da Lean Inception”, ministrado por Gabriela Corrêa, Tiago Reis e Mayra de Souza.
Palestras
Tema: Inimigo Meu: o eterno conflito entre product managers e sales managers (e 5 dicas para contorná-los)
PalestranteAndré Faggion

Tema: Respeite os Dados: O mantra que mudou a forma de desenvolver produtos na Hotmart
Palestrante: Bruno Andrade
Tema: User Story: Melhores fatias, melhores entregas
Palestrantes: Carlos Eduardo Polegato

Tema: Mais Hipóteses e menos certezas – viabilizando o diálogo entre negócio e produto
Palestrante: Flávio Nazário

Tema: O Mindset do Produto Mobile
Palestrante: Geraldo Tomaz

Tema: Epicentro – A arte de começar pelo o que mais importa
Palestrante: Magno Santana

Tema: Fit4Purpose e como liderar organizações em busca do produto certo
Palestrantes: Marco Dubovski e Andressa Chiara
Tema: Times de desenvolvimento mercenários x Times de produtos missionários: uma transformação
Palestrante: Pablo Silva

Tema: Desenvolvendo software acessível: aprendizados e desafios
Palestrante: Priscila Araujo


Technical Excellence
Palestras
Tema: Matando o Tiamat, o dragão de 5 cabeças. A batalha épica da equipe de desenvolvimento em Transformação Ágil
PalestrantesAvelino Ferreira e Rodrigo Toledo

Tema: Dê a máxima cobertura nos seus testes de API
Palestrante: Elias Nogueira 
Tema: Métricas de Desenvolvimento de Software, indo além do lead time de USs
Palestrante: George Guimarães

Tema: BDD na melhoria da qualidade dos produtos
Palestrantes: Gisela Nogueira e Eduardo Mendes

Tema: Break down the pipeline: ciência de dados ágil é possível.
Palestrante: Rodrigo Fagundes

Tema: Utilizando a visão de Produto para definir a Estratégia de Qualidade
Palestrante: Samanta Cicilia


Trends
Palestras
Tema: Rótulos: um inibidor de resultados eficazes!
PalestranteAri Amaral

Tema: A arquitetura (civil) do ágil em escala.
Palestrante: Fabio Torres
Tema: Tendências da Sociedade 5.0 e os impactos nas Relações Humanas
Palestrante: Gisele Botelho

Fonte: Maíra Lydia - Documennta Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço