Mais de 300 títulos de terras serão entregues à Comunidade Balalaica em Ipixuna do Pará
Levar mais dignidade à população da Comunidade de Balalaica localizada na região de Ipixuna do Pará foi a notícia repassada pela equipe do Iterpa (Instituto de Terras do Pará), representada pelos dirigentes, na companhia do Presidente Bruno Kono, no último dia 9. Representantes da comunidade e a população compareceram para agradecer o trabalho dos técnicos do órgão, incluindo o georreferenciamento de áreas. Mais de 300 famílias serão beneficiadas com as regularizações das terras.
Também estiveram presentes, o deputado Emedebista Chamonzinho; o ex-prefeito Salvador Chamon; a vice-prefeita Rita Cunha; as vereadoras Tatiane Helena e Maellen Duarte; o ouvidor agrário Thiago Faria; o Dr. Josiley Souza, o Pastor Aldo e os líderes comunitários.
Na abertura do pronunciamento, o ex-prefeito, e liderança política atuante na região, Salvador Chamon, dividiu os anseios para trazer benefícios ao povo e das perspectivas para o futuro. “O povo se encontrava ansioso por uma resposta positiva, em prol de devolver a dignidade da população com as terras regularizadas. Quero agradecer também, o deputado Chamonzinho pela intermediação junto ao governador Helder Barbalho, que em nome da população fez esse pedido do título definitivo das terras”, revelou.
A vice-prefeita de Ipixuna, Rita Cunha, agradeceu a população da comunidade pelo voto de confiança depositado no governador Helder Barbalho e no deputado Chamonzinho. “Obrigada por acreditar na parceria que o deputado Chamonzinho junto ao nosso Governador Helder, e que o resultado finalmente tivemos”, frisou.
As ações desenvolvidas no município fazem parte da força tarefa iniciada pelo órgão por determinação do presidente do Iterpa, Bruno Kono, para regularizar a questão fundiária na região, com a primeira meta a cumprir, através da entrega dos títulos, com previsão para julho deste ano. De acordo com Bruno, a iniciativa faz parte do compromisso do Governador Helder Barbalho com a população da região. Ainda segundo ele, no segundo semestre serão entregues títulos de terra para mais trezentas famílias.
“Quero agradecer a todos e em especial ao deputado Chamonzinho e ao Salvador Chamon. Também quero agradecer por vocês terem acreditado no Governador Helder Barbalho. O direito a terra é sagrado, e quando falamos de agricultores temos que oferecer a regularização fundiária com o título de terras como garantia da qualidade de vida do povo, uma vez que estamos lidando com os responsáveis pela economia e desenvolvimento do estado.
A vereadora Maellen Duarte, revela que há anos a Comunidade Balalaica, aguarda o retorno sobre os processos estavam em tramitação na autarquia, desde a gestão anterior, e sem resolver os casos. “Hoje a esperança se renova, o que era sonho vai se tornar realidade. Parabéns a esses gestores políticos que uniram forças, e fizeram acontecer para regularizarem essas áreas”, revelou.
O Deputado Chamonzinho também aproveitou o momento para agradecer a população pela credibilidade depositada, a qual garantiu a candidatura à deputado estadual. “Gosto de fazer diferente, por isso estou aqui pessoalmente para agradecer a cada um de vocês por estar aqui hoje, representando poder legislativo na esfera estadual. E aproveito o momento, para anunciar que o governador Helder vem fazer a entrega dos títulos em julho”, confirmou.
Além disso, o deputado informou que o governo do estado já solicitou o apoio para a região, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará (SEDAP) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER).
Por fim, Chamonzinho se comprometeu em intermediar junto ao Governo do Estado, por meio de emenda parlamentar, a qual visa beneficiar à Comunidade Balalaica com um trator girico.
“Pauto a minha vida pública diante do que posso cumprir, e por isso, estou aqui junto à equipe do Iterpa, que está representando o governador, em vista de entregar os títulos de terra de cada família desta comunidade. E quero ratificar que estaremos atentos para fazer um grande trabalho nesta região”, finaliza.
Fonte: Luana Valente
Nenhum comentário
Postar um comentário