Breaking News

HMS e UPA realizam 'Semana de Enfermagem' com homenagens e palestras


"Eu, um profissional extraordinário", foi o tema usado pela palestrante do Instituto Pessach, Edna Félix.

"Ame, elogie, sorria, agradeça, pratique atenção plena, tenha uma mente poderosa, saúde mental em alta e vá ao médico". Essa foi uma das orientações dadas pela coach Edna Félix. Ela apresentou dados de um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP), evidenciando que cerca de 44,1% dos profissionais da enfermagem apresentam sintomas de doenças psicológicas. Além da palestra motivacional, a manhã de ontem, 7 de maio, foi marcada por homenagens e sorteio de brindes.

Durante a programação de abertura da Primeira Semana de Enfermagem do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e da Unidade Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, seis pessoas receberam placas como símbolo de homenagem pelo tempo de atuação, dedicação e competência nas atividades desenvolvidas. Uma das placas foi dada para a enfermeira Isnaldina Marques, que atua há 23 anos dentro do HMS. "Foi uma surpresa quando me anunciaram, fiquei muito emocionada e feliz. Eu amo o que faço mesmo em meio as dificuldades da profissão", festejou a enfermeira.


Outro destaque foi a técnica de enfermagem Keila Costa. O anúncio desse nome causou emoção entre os colegas de trabalho. Foram homenageadas também: Alba Leal, coordenadora de Enfermagem do HMS; além do coordenador de Enfermagem da UPA, Iliandre Santos; a enfermeira Dayane Souza e a técnica Daniela Sousa.

As placas foram entregues pelo prefeito da cidade Nélio Aguiar, pela secretária de saúde Dayane Lima, pela presidente do Conselho Regional de Enfermagem em Santarém Adalgisa Azevedo e pelo diretor administrativo do HMS e UPA, Silvério Cardoso.

Não há saúde sem enfermagem

Segundo Alba, desde a prevenção até o tratamento de doenças, nos momentos de acolhimento e até nos mais difíceis, sempre há um profissional de enfermagem liderando o acesso da população à saúde. Ela acredita que a saúde de todos passa pela enfermagem. "Esse evento foi pensado não só para mostrar a importância de nós enfermeiros e técnicos, mas para motivar e disponibilizar conteúdos que ajudem no desenvolvimento profissional e pessoal", destacou.

O prefeito Nélio Aguiar participou da abertura do evento e destacou a importância do enfermeiro para a Saúde. "É um profissional que merece todas as homenagens. Para-choque do SUS. São verdadeiros heróis", disse o gestor.

O evento está sendo realizado em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no dia 12 de maio.


Programação

A programação do evento vai até o dia 10 de maio. Nesta quarta-feira foi disponibilizado para os profissionais de enfermagem um curso sobre Parada Cárdio Respiratória, ministrada pelo enfermeiro Samarone Brelaz.

Na quinta-feira, o tema do curso será sobre Eletrocardiograma, conduzida pelo Dr. Luciano Carneiro. Ambas as oficinas foram marcadas para o horário da manhã, das 9h às 11h.

No encerramento, sexta-feira, serão realizadas atividades entre os colaboradores de cada Unidade. No HMS, terá manhã de beleza e a tarde com dinâmicas. Na UPA, terá um café da manhã especial.


Fonte: Natashia Santana - Assessora de Comunicação do HMS e UPA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço