Breaking News

Programa Catalendas vira livro editado pela Imprensa Oficial do Estado.


Criado para ser um programa televisivo para crianças, o Catalendas, produzido em 1999 pela TV Cultura do Pará, extrapolou as fronteiras de seus objetivos e ganhou uma versão em livro, de autoria da jornalista e pesquisadora Jorgelene Santos. Editado e produzido pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), o livro será lançado neste sábado, 2, às 18h, no X Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém.

Resultado da dissertação de mestrado defendida pela jornalista em 2008, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – área de concentração Antropologia Social – do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará, a obra também revela o interesse da autora em revelar um lado afetivo com a prática comum na infância, que era o ato de ouvir histórias. “Minha mãe foi uma grande contadora de histórias e a primeira que conheci”, pontuou a pesquisadora.

Jorgelene recorda que o primeiro contato direto com o Catalendas como programa da TV foi em uma apresentação pública numa escola de Ensino Fundamental de Belém. “Fiquei muito impressionada com o encantamento das crianças e poucas vezes tinha visto um programa de TV mobilizar tanto as crianças. Elas ficavam quase imóveis para assistir e, além disso, conheciam os personagens, as histórias e chamavam-nos pelos nomes, com uma intimidade que só a pureza das crianças tem”, relatou.

Roger Paes, diretor do programa, relembra na apresentação do livro como tudo começou: “No início da produção, nossa preocupação foi tratar nosso público alvo de maneira criativa e honesta, seduzindo uma geração acostumada a efeitos digitais e linguagens dinâmicas. Nossa tarefa não foi fácil. Durante um ano experimentando, seguimos acreditando nas mágicas do afetivo teatro de bonecos e adaptando esse universo para o técnico e frio estúdio de TV. Duas formas distintas de comunicação precisavam dialogar e assim atrair a atenção infantil”, descreveu Paes.

Santos disse que foi necessário adaptar a linguagem acadêmica para a linguagem literária, o que resultou em um novo produto: o livro. “E aí entra o trabalho e o apoio dos técnicos da IOE, sem o qual o livro não estaria sendo lançado agora”, afirmou.

“Estou feliz e muito grata a todos da IOE que me proporcionaram essa grande alegria de ver o livro ser publicado, de ver minha pesquisa para além do repositório eletrônico da biblioteca da UFPA. Creio que o livro vai contribuir para a compreensão e para o trabalho dos professores da educação infantil ou mesmo daqueles que se interessam pelo universo de contação de histórias; assim todo o esforço terá valido a pena”, reflete Santos.

Fonte: IOE

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço