Breaking News

Alepa presta homenagens a 59 personalidades que se destacam na sociedade paraense

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), realizou, na manhã desta segunda–feira (18/12), no Plenário Newton Miranda, na sede do Poder Legislativo, a Sessão Solene de Outorga de Títulos Honoríficos com homenagens às pessoas físicas e jurídicas de nacionalidade brasileira e estrangeira que prestaram relevantes serviços à sociedade e ao estado do Pará.  Ao todo, foram entregues 24 Comendas de “Honra ao Mérito”, 19 títulos de “Cidadão do Pará”,  onze títulos de “Honra ao Mérito  Post Mortem”, dois de “Cidadão do Pará Post Mortem” e três de “Mérito Cabanagem”.
Conduzida pelo presidente do Parlamento Estadual, o deputado Márcio Miranda ressaltou em seu discurso a importância dos homenageados para o Pará. “Todos nós sentimos muito honrados em prestar essa homenagem. É uma decisão difícil escolher os agraciados porque existem outras milhares de pessoas que prestam relevantes serviços à sociedade paraense e que merecem o reconhecimento.  Essa é também a função do Parlamento, reconhecer os trabalhos e as atividades desenvolvidas por diversas pessoas em vários seguimentos que só engrandecem ao Pará”, destacou.                    
Dentre as 59 personalidades homenageadas, recebeu a Comenda de “Ordem ao Mérito”, o prefeito de Santa Isabel, Evandro Watanabe.  “Me sinto lisonjeado. É um momento de reconhecimento pelo trabalho que tenho feito na gestão do município de Santa Isabel. Acho que o nosso trabalho realizado com transparência e, sobretudo hoje, significa que estamos no caminho certo e que podemos construir juntos.  Agradeço aos deputados Márcio Miranda e Eliel Faustino pela indicação”, destacou.       
Os Títulos de “Cidadão do Pará” foram destinados a pessoas de outros estados, radicados em território paraense. Entre os homenageados com o título, esteve o Secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin. Natural da cidade de Piracicaba, São Paulo, Nardin comanda  a comunicação do Governo do Estado desde fevereiro de 2014. “É uma honra receber esse título de Cidadão do Pará e de grande reconhecimento a todos que vem trabalhando pelo Pará. A gratidão é uma palavra não só de agradecimento, mas principalmente a um reconhecimento de um vínculo. Nós temos muito que devolver ao estado o que recebemos. E acho que a maneira que podemos agradecer ao receber essa homenagem é continuar dando o melhor e trabalhar por esse estado que tanto deu para quem está aqui e para quem veio de fora. Agradeço a Assembleia Legislativa e ao povo paraense pela acolhida. Muito obrigado!”, evidenciou.    
Para a servidora da Alepa, Maria Eloisa de Oliveira Gama, o momento representa alegria. Ela ingressou no Legislativo em 1987 e trabalhou em comissões importantes e também assessorando deputados.  “Pra mim, hoje é uma alegria receber esse título. Estou muito feliz por ser acolhida pelos paraenses e de fazer parte desta Casa. Receber esta homenagem me deixa ainda mais feliz”, definiu.       
A emoção e a saudade também marcaram a solenidade com a lembrança de 13 pessoas falecidas, homenageadas com o título de post mortem. Ao receber a homenagem em nome do filho Haron Pastana Mutran, servidor da Casa de Leis e falecido em outubro após sofrer parada cardíaca, a Desembargadora Izilda Pastana Mutram, se emocionou.   “É motivo de muita emoção receber essa homenagem em nome do meu filho. É um reconhecimento maravilhoso. Isso significa que ele e tantas outras pessoas homenageadas aqui fizeram algo de bom para a sociedade e isso nos chama a fazer mais e melhor pelo nosso estado”, disse.     
Prestigiaram a solenidade, deputados estaduais, professores, empresários, religiosos, servidores públicos, representantes de associações e entidades civis e militares.
HOMENAGENS - As honrarias foram criadas pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará, por meio da Resolução de nº 4 de 16 de novembro de 1971 e, por meio da Lei de nº 5.198 de 10 de dezembro de 1984, com a proposta de conceder homenagens às pessoas físicas ou jurídicas nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído diretamente e indiretamente para o engrandecimento do Pará. 

Relação dos homenageados:
1 - Títulos Honoríficos de “Honra ao Mérito”
Antônio de Assis Ribeiro
Márcio Villar
Vereadora Ana Cristina Albuquerque Teixeira
Rubenilson Farias Lobato
Enoque Paulino de Souza
Márcio Osamu Fukuda
Ismael Gonçalves Barbosa
Alda Aires da Costa
Jair da Silva  Bezerra
Romilde de Assunção Teles
Flávio Dino de Castro e Costa
 Luiz de França Solon
Evandro Watanabe
Rafael Evangelista Galvão
Alberto Mariano Gusmão Tolentino
Nazaré do Socorro Carvalho Miranda
Rafael Lima Rodrigues
Gilmar Pereira
Hilton Alexandre Oliveira
Abel Huyapuam de Sá Almeida
Luiz Tavares Rodrigues
Instituto Evandro Chagas   
Rosiberg Torres Campos
José Ribamar Ferreira Lima

2 - Honra ao Mérito Post Mortem
Antônio  Vieira dos Santos
Nivaldo Bredenodes
Augusto Olívio Chaves Rodrigues
Paulo Fontelles Filho
Diego Kolling
Hilmo Farias Moreira
Jones William
Lino Alves Rebelo
Haron Pastana Mutran
Norma Soares Barata
João Gabriel Gomes da Silva
Wilson de Jesus Santos da Silva

3 - Cidadão do Pará
Aurélio Pavão de Farias
Amanda Marra Saldanha
Antônio Vieira Caetano
Daniel Nardin Tavares
Haroldo Coury Maués
Ísis Nable Valverde
Olavo Paraense de Barros  
João Franco da Silveira Bueno
José Aparecido Maion
Fause Lopes
Carlinho de Jesus
Pastor Francisco Paulo Pessoa de Carvalho
Marcos de Meireles Nogueira
Luzimara Costa Moura
Wagner Bach Martins
Donar Luiz Dalferth
Raimundo Nonato Vieira
José Alexandre Domingues
Maria Eloisa de Oliveira Gama
Marjorie de Oliveira Calderaro
Pastor Paulo Eduardo Maestri Bengston
Paulo Manoel Pontes Lins
Walter de Oliveira
Igor Guapindaia de Andrade
Jari Ednei Teixeira
  
4 - Mérito Cabanagem
Maria Joseane da Silva
Carlos Henrique Calembo Marra    
Giórgio Christiano Andrade

5 - Cidadão do Pará Post Mortem
Amário Lopes Fernandes
Ângelo Debiase

Fonte: AID

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço