Os avanços dos sistemas de monitoramento de frotas
Os sistemas de monitoramento de frotas apresentaram um desenvolvimento tecnológico significativo nos últimos anos. Tal avanço resulta em grande medida dos obstáculos enfrentados pelo segmento de logística, que vão desde as más condições das rodovias brasileiras à ação de criminosos. As soluções disponibilizadas hoje ao mercado possibilitam o aperfeiçoamento de toda a operação, possibilitando que gestores antevejam e evitem situações de risco.
Já estão disponíveis no país sistemas de monitoramento que, além de transmitirem imagens de tudo que se passa ao redor do veículo em tempo real, são capazes de alertar sobre situações que passariam desapercebidas até mesmo pelos olhares mais atentos. A inteligência desses sistemas faz com que eles próprios identifiquem fatores de risco, como veículos que acompanhem o caminhão por muitos quilômetros ou que realizem aproximações repentinas.
A partir daí, os sistemas alertam os gestores que podem orientar os motoristas a realizarem manobras defensivas ou ações que evitem abordagens indesejadas. As soluções chegam até a interpretar a fisionomia dos condutores e, ao identificarem expressões que manifestem sonolência, irritação ou qualquer outro estado que possa comprometer a segurança da condução do veículo, comunicam o fato ao gestor.
Mesmo em grandes centros, onde a proximidade da autoridade policial aumenta a sensação de segurança, a atividade envolve riscos que elevam ainda mais a responsabilidade dos gestores, principalmente por conta do maior número de pessoas que podem ser afetadas por ações criminosas. Além de contar com pessoal treinado e equipado para enfrentar as mais diversas situações, a operação deve contar com soluções tecnológicas que possibilitem a identificação de aproximações repentinas e ações que evitem abordagens inesperadas.
Na mesma medida em que os tempos atuais apresentam desafios, a tecnologia traz soluções. Os que lidam com transporte dispõem de sistemas que proporcionam maior confiabilidade a suas operações. Adotá-los significa elevar eficiência, produtividade e, acima de tudo, segurança.
(*) Ubiratan Resende é diretor geral da VIA Techonologies no Brasil
Fonte: Maurício Palhares - Compliance Comunicação
Nenhum comentário
Postar um comentário