Breaking News

Estudo Inédito Content Moments: analisa interação do consumidor com conteúdo online

Estudo Content Moments analisa interação do consumidor com conteúdo online em oito momentos para construir conexão entre pessoas e marcas

Os anunciantes muitas vezes recebem uma enxurrada de dados sobre seus consumidores e na maioria das vezes não conseguem interpretar da melhor maneira. Quem é esse consumidor? De qual dispositivo eles mais acessam? Quais os horários de preferência? O desafio das marcas é decifrar os dados e construir conexões mais fortes e significativas com as pessoas.

Esse é o diferencial do estudo Content Moments, produzido pela AOL, que analisou mais de 55 mil momentos de consumo de conteúdo online. Os resultados mostram todos os detalhes dessas experiências e formam oito momentos que tornam os números mais “humano”. Os momentos foram divididos em: Inspiração, Estar Informado, Busca, Conforto, Conexão, Sentir-se Bem, Diversão e Atualizado.

Para esses momentos quatro dimensões foram levadas em consideração: Motivações (o que eles esperavam obter do conteúdo?), Emoções (como eles se sentiram durante a experiência de conteúdo?), Resultados (o que eles efetivamente obtiveram do conteúdo?) e Tópicos (sobre o que é o conteúdo).

O Content Moments analisou oito mercados – Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Itália, Espanha, Japão, Alemanha e Brasil, e os entrevistados foram conduzidos por uma série de perguntas destinadas a entender as nuances dos momentos. Entre várias revelações, o estudo mostra qual é o momento que o consumidor leu um artigo online, assistiu um vídeo longo ou então pesquisou uma categoria de produto ou serviço. A pesquisa também informou que mesmo quando as pessoas compartilham experiências semelhantes, eles procuram diferentes tipos de conteúdo, pois depende dos muitos momentos que compõem um determinado dia.

Alguns insights do Content Moments:
·         Inspiração – 20%, Estar Informado – 10%, Busca – 11%, Conforto – 4%, Conexão – 7%, Sentir-se Bem – 20%, Diversão – 13% e Atualizado – 16%.
·         As pessoas estão gastando 13 minutos, em média, consumindo conteúdo online (16 minutos no Brasil)
·         Horário nobre do consumo online: as pessoas estão gastando mais tempo consumindo informação online entre 23 horas e 2 da madrugada. Esse horário é o dobro do consumo quando comparado entre 12 às 14 horas.
·         As pessoas querem ser impactadas de diferentes formas quando falamos de dias da semana comparando com o fim de semana. Durante a semana os consumidores estão mais motivados a se atualizarem sobre o que está acontecendo, já no fim de semana eles estão mais propensos a distrair suas mentes.
·         As pessoas multi devices são significativamente mais propensas a compartilharem o que encontram online e 34% mais propensas a olhar anúncios.

Momentos por formato de conteúdo
Um destaque do estudo é a análise de momentos por formato de conteúdo, afinal, com esse resultado as marcas irão saber qual é a intenção e reação das pessoas ao consumir conteúdo online
·         Leu um artigo online ou post: 27% Estar Informado
·         Assistiu a um vídeo online longo: 24% Diversão
·         Viu uma galeria de fotos ou slideshow online: 15% Sentir-se Bem
·         Pesquisou uma categoria de produto ou serviço: 22% Busca
·         Olhou o que estava sendo publicado nas suas redes sociais: 21% Atualizado

Momentos por público
Os Millennials se caracterizam mais pelos momentos Inspiração & Conexão. Já os Boomer são mais focados e baseados em intenção - pesquisando algo específico ou para ficar atualizado com o que está acontecendo. Ao consumir conteúdo online a preferências dos jovens é o momento Diversão.
·         Geração Y (16-24 anos): Diversão 27%
·         Geração X (35 – 50 anos): Busca 24%
·         Boomers: Estar Informado 23%
·         Homens: Conexão 63%
·         Mulheres: Busca 54%
·         Pais: Sentir-se Bem 65%

Tendência do formato
·         Inspiração: artigos em formato de lista
·         Estar Informado: post/artigo no blog e redes sociais
·         Busca: pesquisou e obteve a informação online
·         Conforto: redes sociais
·         Conexão: vídeo longos e curtos
·         Sentir-se Bem: slideshow online e vídeos longos
·         Diversão: vídeos longos e curtos
·         Atualizado: redes sociais e slideshow online

As principais motivações dos momentos de consumo
·         Inspiração: buscar novas ideias ou aprender algo novo
·         Estar Informado: manter-se atualizada e pesquisar
·         Busca: em busca de respostas e conselhos
·         Conforto: procurando apoio ou ideias
·         Conexão: fazer parte de uma comunidade
·         Sentir-se Bem: ter um momento de descontração ou se sentir relaxado
·         Diversão: relaxar e passar o tempo
·         Atualizado: ficar atualizado e relaxar a mente

Para mais detalhes sobre a pesquisa acesse:

Sobre AOL
AOL é uma companhia global de tecnologia de mídia com a missão de conectar os consumidores e os criadores de conteúdo por meio de mercados abertos. A AOL usa os dados para romper com o método tradicional de como o conteúdo está sendo produzido, distribuído e monetizado. A empresa conecta publishers com os anunciantes através de suas plataformas programáticas globais, utilizando inventário Microsoft e conteúdo de marcas originais como TechCrunch, The Huffington Post e MAKERS, que atingem mais de 500 milhões de consumidores mensais globalmente. Dentro de sua rede de publicidade mobile por si só, a AOL tem um alcance de cerca de 600 milhões de usuários. A AOL é uma subsidiária da Verizon, maior empresa de telecomunicações do mundo, com grande influência no futuro digital.



JULIANE TREVISAN

cid:26B385EB-E241-42D1-B7B1-9BA79921E9D4

PHONE 55 11 3159-3247/ 2339.3878

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço