quinta-feira, 5 de maio de 2016

IBM visa mercado de RH e formaliza parceria com Elancers


Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a IBM formaliza parceria com a brasileira Elancers para prover soluções para o mercado de gestão de pessoas
A IBM Brasil formalizou parceria com a Elancers, empresa de sistemas de recrutamento, seleção e consultoria em RH, visando atender demandas por mais eficiência nos processos de recrutamento, seleção e gestão de pessoas de empresas brasileiras, que enfrentam taxas médias de turnover da ordem de 37% segundo estimativas do IBGE. De acordo com Sidney Sossai, Diretor de Social Business da IBM Brasil, muitas empresas de médio e grande porte já perceberam que trazer um novo empregado, treiná-lo e perdê-lo três meses depois é altamente prejudicial para as finanças, o que tornou urgente maior eficiência na atração, seleção e gestão dos empregados.


Imagine uma organização com 10.000 empregados que precisa recolocar entre 3.000 e 4.000 pessoas a cada ano, o que significa pelo menos 300 contratações por mês. Contratar de modo equivocado acaba acelerando a saída de pessoas e elevando os custos operacionais com o RH. Em um momento como o que vivemos, esses custos exacerbados com contratações e demissões pode comprometer a lucratividade das empresas”, alerta Sossai.
De acordo com Cezar Tegon, presidente da Elancers, a parceria com a IBM evidencia que sistemas mais eficientes de avaliação de profissionais, como os que a IBM está trazendo ao mercado brasileiro, só podem ser colocados em operação se as empresas promoverem suas contratações por meio de tecnologias como as de e-recruitment:
Você pode achar que estou brincando, mas no Brasil, muitas empresas ainda buscam empregados recebendo currículos em papel ou por e-mail, o que exige uma triagem manual dessas informações. Isso leva tempo, amplia o tamanho das equipes de RH e acaba trazendo para dentro das empresas pessoas que podem até ter o perfil necessário, mas não têm afinidades com a cultura da empresa, o que resulta em demissões precoces. Para avaliar perfis de profissionais, aplicar testes e definir com mais eficiência os candidatos que chegarão à etapa decisiva da entrevista, é preciso que as empresas realizem essas operações por meio de sistemas de recrutamento e seleção”, explica Tegon.


Inteligência artificial – Nesta primeira etapa, IBM e Elancers estão colocando no mercado quatro produtos que, somados, têm o potencial de reduzir significativamente as despesas com recrutamento e seleção das empresas. Enquanto a Elancers agrega à parceria seu sistema de e-recruitment, utilizado por mais de 10.000 empresas no país, e os serviços de consultoria de RH, a IBM traz o Kenexa Talent Insights e o Kenexa Survey Enterprise.
Segundo Sossai, o Talent Insight traz a tecnologia de inteligência artificial conhecida por “Watson”, que interage com os gestores de modo natural, por meio de perguntas orais, que são respondidas pelo sistema após acesso a informações em bases de dados as mais diversas:

Com o Talent Insights conseguimos avaliar com mais profundidade aspectos do perfil do candidato, que poderiam passar despercebidos para um entrevistador que não tivesse informações suficientes. O sistema aponta dados a esclarecer e até sugere novas perguntas para esclarecer melhor tendências de perfil”, explica Sossai.
O sistema da IBM de inteligência artificial estará conectado ao sistema da Elancers, que dá às empresas um processo integral de publicação de vagas, seleção de candidatos, entrevistas com os selecionados, aplicação de testes e provas, escolha dos mais aptos e envio dos dados do colaborador aos sistemas de folha de pagamento das empresas. Enquanto a análise tradicional de currículos pode fazer com que as empresas percam até 2 meses para selecionar um candidato, os sistemas da IBM e da Elancers integrados podem viabilizar essas contratações em menos de uma semana.

Entrevistas em vídeo: 
1. Parceria entre IBM e Elancers cria 4 novos produtos (Alexandre Nunes, Diretor de Produtos da Elancers)
2. IBM foca RH e promove parceria com a Elancers (Sidney Sossai, Diretor de Social Business da IBM)

Mais informações com Armando Levy
Future Press (11) 4063 5720 ou (11) 9 7183 8789

Fonte: Comuniquese
Reações:

0 comentários:

Lava jata do gaúcho

Lava jata do gaúcho

Marcadores