Breaking News

Praias de Alter do Chão não estão fechadas para o banho


Na manhã desta quarta-feira (25.02), instituições de segurança e de saúde, além das Secretarias de: Infraestrutura, Meio Ambiente, Mobilidade e Trânsito, Saúde; Coordenadorias de: Saneamento Básico; Habitação e Desenvolvimento Urbano; e a Administração Distrital de Alter do Chão reuniram para avaliar as ações desenvolvidas a partir do Decreto 055/2015 publicado no dia 14 de fevereiro, que definiu medidas emergenciais, em virtude do aumento recente de casos de doenças de veiculação hídrica e/ou alimentar na Vila. Na reunião, também, foram discutidas novas ações para assegurar a saúde dos moradores e, também, dos visitantes.

Entre as medidas já adotadas estão:

· Monitoramento da água tanto da vila quanto da ilha, com a desinfecção da caixa d’agua que fornece água potável para a ilha e para a escola, sendo, inclusive feita orientação de como se proceder à desinfecção.

· Coletas de materiais de casos suspeitos e atendimento a pacientes com sintomas de doenças de veiculação hídrica, além de distribuição de hipoclorito de sódio.

· Implantação de 40 banheiros químicos em vários pontos da Vila Balneária de Alter do Chão.

Novas ações começam a ser praticadas a partir desta quinta feira (26.02), quando a Administração Distrital de Alter do Chão percorrerá a localidade, identificando os casos em que o esgoto é despejado sem a utilização de sumidouro. Este diagnóstico servirá para a elaboração de um plano de desinfecção e construção de sumidouros onde estes não inexistem. A Administração da Vila também utilizará a rádio comunitária de Alter do Chão para difundir informações de higiene, saneamento, educação ambiental e também divulgará as ações governamentais.

No domingo (1º de março), as Secretarias de Meio Ambiente e Mobilidade e Trânsito em parceria com a Marinha e com a Polícia Militar vão realizar uma ação de fiscalização de embarcações, uma vez que por Decreto é proibida a ancoragem e a circulação de embarcações, inclusive balsas e catamarãs, que despejem resíduos diretamente nas águas. Também será fiscalizado o uso de tanques de dejetos e demais dispositivos sanitários necessários à correta destinação dos resíduos.

A Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, as visitas domiciliares para investigar casos de diarréia e doenças de veiculação hídrica. A SEMSA, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde, deve também fazer análise bacteriológica da água de poços artesianos e microssistemas. A DIVISA ainda realizará curso de manipulação de alimentos nos dias 11, 12 e 13 de março. Serão intensificadas as palestras educativas nas escolas e em pontos de reunião da Vila.

Nos dias 06 e 07 de março, período de aniversário da Vila Balneária, será realizada uma ação de governo envolvendo a Administração da Vila e todas as Secretarias. O objetivo desta ação é potencializar as atividades de orientação, educação ambiental e fiscalização que já estão sendo desenvolvidas.

A Prefeitura de Santarém ressalta que as praias da Vila de Alter do Chão não estão fechadas para o banho, uma vez que o laudo de análise de água não é conclusivo para balneabilidade. De acordo com o Procurador Geral do Município, José Maria Lima, o laudo técnico não segue os padrões exigidos através da Resolução 274 do CONAMA - Conselho Nacional de Meio Ambiente que no artigo 2º estabelece como “Excelente: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 250 coliformes fecais por 100 ml”.

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira com os Promotores do Ministério Público Estadual: Túlio Novaes, Maria Raimunda Tavares e Luziana Dantas, ficou definido que um novo laudo será elaborado seguindo os padrões determinados pela Resolução 274 do CONAMA e só após a apresentação deste laudo novas ações deverão ser definidas. A coleta, de acordo com o que é especificado na Resolução, será feita todos os dias durante 05 semanas.

A Prefeitura reitera que está atenta e vem adotando medidas práticas para resguardar a saúde da população da Vila de Alter do Chão e dos visitantes, zelando por esse patrimônio que é de todos nós. 

Fonte: PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço