Breaking News

Estado controla motins e garante rigor no comando do sistema penal


A Secretaria de Segurança Pública do Pará vem tranquilizar a população e comunicar que os motins ocorridos em quatro casas penais da Região Metropolitana - Complexos Penitenciários de Marituba e Santa Isabel (CRPP I e II) e Presídios Estaduais Metropolitanos I e III - foram contidos e debelados na madrugada desta sexta-feira, com a intervenção da tropa especializada da Polícia Militar, apoiada por homens da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. 

Um dos detentos amotinados em Marituba foi ferido durante o enfrentamento com a PM, porém, mesmo socorrido e encaminhado ao Hospital Metropolitano, ele não resistiu aos ferimentos. Em Santa Izabel, a ação foi contundente e precisa. A tropa de choque retomou o controle dos CRPPs I e II, ainda na madrugada, utilizando equipamento não letal, sem registro nenhum de óbito. Infelizmente, uma das unidades prisionais foi totalmente destruída pelos cerca de 1.100 detentos rebelados.

O governo do Estado determinou a conclusão, em regime de urgência, de mais duas unidades prisionais localizadas na mesma área do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, cujas obras físicas já estão bem adiantadas, para o realocar os quase 600 presos do CRPP I, que foi destruído durante o motim desta madrugada. A Segup reforça que a depredação das instalações prisionais prejudica os próprios detentos e onera o orçamento do setor penitenciário. A Polícia Civil vai investigar a ação dos internos para apurar responsabilidades.

Com a ação rápida, antecipada e integrada, as forças de segurança conseguiram conter os levantes nas quatro casas penais. E é com essa mesma disposição que o governo do Estado pretende conduzir todas as ações relativas ao Sistema Penal, garantindo o controle e a ordem. A Segup reitera que não vai tolerar distúrbios de quaisquer ordem nas unidades prisionais, agindo sempre com rigor, em conformidade com a lei e em defesa da sociedade paraense.

Para isso, a PM reforçou o policiamento ostensivo na Região Metropolitana de Belém com 1.000 homens. Paralelamente, a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado investigará os casos de incêndio a ônibus ocorridos na última madrugada.

Casos como estes têm acontecido no País, até com maior gravidade, frequentemente. Mas, no Pará, graças à ação integrada e estratégica da segurança pública, a resolução do problema foi rápida e efetiva.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ - Secretaria de Estado de Comunicação-SECOM

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço