Breaking News

Bancários protestam contra privatização da Caixa Econômica em Santarém


Protesto foi realizado na manhã desta sexta-feira, em frente à Caixa da Tapajós. Bancários da agência da Caixa Econômica Federal localizada na Avenida Tapajós, em Santarém, oeste do Pará, realizaram na manhã desta sexta-feira (27), um manifesto contra o projeto de privatização do banco. Os bancários se dizem a favor da Caixa ser totalmente pública e não querem mudanças. O manifesto aconteceu em todo o país.

O protesto foi através de um minuto de silêncio, faixas e camisas reforçando a vontade do banco permanecer público. “Acreditamos que este ato vai surtir efeito, se não surtir efeito aí sim será paralisada as agências bancárias de todo o Brasil. Nós não aceitamos porque hoje a caixa econômica ela exerce um papel fundamental na sociedade. E uma privatização seria danoso não só para os bancários mas para toda a sociedade que não teria seu atendimento”, explica o diretor do Sindicato dos Bancários do Pará, Sandro Matos.

A Caixa é o maior banco totalmente público da América Latina, e torná-lo particular implica em várias mudanças, que podem alterar a forma de atendimento da população. “Isso pode implicar em um trabalho que a caixa está fazendo hoje e que pode prejudicar lá na frente. Hoje você vai na caixa entrega o penhor, as joias e recebe o dinheiro e os juros são pequenos, imagina isso na mão de um banco particular. Com certeza vão aumentar os juros”, ressalta o diretor do Sindicato dos Bancários de Santarém, Joacir Pereira.

Ainda de acordo com o diretor do sindicato dos bancários do Pará, um contato já foi feito com o governo federal, através de um ofício. Um posicionamento deve ser recebido até o dia 5 de abril. “Caso ele mantenha a sua proposta de privatização aí sim vai haver um processo de fechamento das agências e uma greve geral na caixa econômica”, conclui Matos.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal, instituição financeira 100% pública, foi fundada em 1861. Além de ser o principal financiador da casa própria no Brasil, com com participação de mercado próxima de 70%, o banco também é responsável pela operacionalização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo seguro-desemprego.

Fonte: G1

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço