Breaking News

50 tons de cinza? Que nada! O ser humano consegue enxergar apenas 30 nuances da cor


Com o sucesso recente do filme inspirado no best-seller ‘50 Tons de Cinza’, a Ciência resolveu contestar o polêmico título dado à obra, no Brasil.

Isso porque, de acordo com especialistas, o ser humano não é capaz de distinguir 50 tons da cor em questão, e sim, apenas 30.

Claro, a tradução não ajudou muito, já que o título original refere-se ao personagem Christian Grey, e não há tradução da palavra ‘Grey’, por ser um nome próprio, e, para harmonia textual, resolveram trocar Grey por “gray”, que é cinza em inglês.

Francie Diep, da Popular Science, explica que, mesmo que seja uma estimativa aproximada, a visão humana para distinguir o tom cinza depende de condições de luz, textura da superfície e a cor presente no fundo.


Por exemplo: a imagem acima é uma ilusão de ótica. Você consegue notar que a barra presente na imagem possui apenas um tom de cinza? Pois bem, o fundo graduado faz o olho humano confundir a real cor presente em primeiro plano, como se houvessem outros tons ao longo do eixo horizontal.

Outro exemplo, é o da imagem a seguir. Os retângulos da esquerda parecem mais claros, não é mesmo? E se dissermos que ambos são do mesmo tom de cinza? Outro exemplo da interferência do plano de fundo.


A percepção de cores do olho humano é muito rica. Acredita-se que as pessoas possam detectar, aproximadamente, 10 milhões de cores. E alguns podem ver ainda mais do que isso.

Os dados acima foram adaptados de um e-book chamado “Biological versus electronic adaptive coloration: how can one inform the other?”, podendo ser encontrado no link a seguir, em inglês: http://rsif.royalsocietypublishing.org/content/early/2012/09/22/rsif.2012.06

Fonte: PopSci 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço