Breaking News

Termos de informática 2: Redes Wireless (Wi-Fi)



O que são Redes Wireless (Wi-Fi)???

A tecnologia de rede wireless (Wi-Fi) ou rede sem fios, possibilita a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade de meios físicos de transmissão, dispensando o uso de cabos. A conexão se dá através de equipamentos que se comunicam via ondas de rádio ou comunicação via infravermelho, sendo usada, por exemplo, em walkie-talkies, notebooks, celulares, smartphones, Palms.

A utilização de uma rede wireless é excelente como alternativa às redes convencionais que utilizam cabeamento, porque fornecem as mesmas funcionalidades, porém são muito mais flexíveis, tem fácil configuração e boa conectividade mesmo com barreiras físicas, atingindo velocidades elevadas na casa dos 100 Mbps, em alguns casos (dependendo das barreiras físicas e equipamentos).

É uma tecnolgia que já está com presença marcante nos dias atuais, já havendo inclusive cidades inteiras com rede wireless e a maioria dos aeroportos também oferecem redes wireless através de hotspots (nome dado para os locais onde há cobertura do serviço de internet sem fio através da tecnologia WI-FI, UOL)

Um exemplo de acesso a uma rede wireless: você tem um notebook com internet e quer acessar arquivos ou navegar na internet em seu Smartphone, você poderá criar uma rede possibilitando o acesso do Smartphone, seja aos arquivos, seja à internet, tendo o notebook como "servidor". As informações serão trocadas sem necessidade de cabos através da rede wireless. (ambos os aparelhos tem quer suporte à rede wireless)

Há vários tipos de redes wireless, como as redes locais sem fio ou WLAN (Wireless Local Area Network), redes metropolitanas sem fio ou WMAN (Wireless Metropolitan Area Network), redes pessoais ou curta distância (WPAN), entre outras.

Vale ressaltar, que cada vez mais é necessário atentar para o quesito segurança em redes wireless, visto que, como as informações trafegam pelo ar, podem ser interceptadas por pessoas mal intencionadas.

Wikipédia

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço