Breaking News

4 netbooks com ótimo custo x benefício




Netbook é um termo usado para descrever uma classe de computadores portáteis tipo subnotebook, com dimensão pequena ou média, peso-leve, de baixo custo e geralmente utilizados em serviços baseados na internet, tais como navegação na web e e-mails.

O conceito do netbook deriva-se de subnotebook, enquanto o próprio termo foi introduzido pela Psion em 1999 e re-introduzida pela Intel no primeiro trimestre de 2008.

Neste artigo mostraremos 5 netbooks que tem um preço acessível e um bom desempenho.

Asus Eee PC



O ASUS Eee PC é um computador portátil projetado pela Intel e ASUS. Segundo a ASUS, o nome Eee deriva de "os três Es", uma contração de sua publicidade lema "Fácil de aprender, fácil de trabalhar, fácil de jogar" ("Easy to learn, Easy to work, Easy to play")

Confira o Asus Eee PC no Mercado Livre! 

Asus anunciou dois modelos Eee PC na COMPUTEX Taipei 2007: o Eee PC 701 e as Eee PC 1001.

O netbook conta com display de 7 polegadas, resolução padrão de 800x480, possuindo 512MB/1GB/2GB de memória DDR2-533 e 2/4/8/16GB SSD para armazenamento de dados. Possui webcam de 300 Kpixels (0.3 megapixels), áudio Hi-Definition Audio CODEC estéreo e com microfone.

A bateria dura entre 3.5 e 4hrs (4 células: 5200mAh, 2S2P).

O processador é um Intel Celeron M353 ULV, 900MHz, 90nm, 512KB L2 Cache, Bus 400MHz, chipset Intel 915G/910.

Além disso, tem rede 10/100 Mbps Ethernet e 56K modem, WiFi Atheros 802.11b/g, placa gráfica Mobile Intel 910GMLE Express Chipset for Embedded Computing (Dynamic Video Memory; compartilha 128 MB do sistema),

Dimensões e peso: 225 x 165 x 21~35 mm, 890 g.

 Leia também:   Como se prevenir do phishing na internet  

É uma máquina recomendada para utilização esporádica.

Do ponto de vista estético e do design é bastante agradável. Os acabamentos são bastante bons, e a máquina é confortável de utilizar. O nível sonoro do Asus eeePC 1000H é igualmente muito bom – mesmo quando se está a “puxar” um pouco mais pelo processador, o nível de ruído é bastante reduzido.

O Asus eeePC 1000H surpreende em dois aspectos – silencioso e aquece muito pouco.

A tela do Asus quebra um galho. Pode-se preparar uma apresentação, efectuar processamento de texto, usar uma folha de cálculo, ler e escrever email e navegar na Internet. Contudo, não recomendo a utilização muito prolongada neste tipo e ecrã pois pode ser visualmente esgotante. Mas cumpre, e bem, a sua função.

O teclado é um outro aspecto que me surpreendeu pela positiva. É bastante bom, e acima de tudo não é demasiado pequeno. Por isso, podemos usá-lo sem grandes problemas – não corremos o risco de as teclas serem demasiado pequenas de forma a que, ao pressionar-mos uma tecla, estamos na verdade a pressionar igualmente as que se encontram nas proximidades. Não, nada disso. O teclado cumpre, e bem a sua função.

Existe apenas um aspecto menos positivo que detectei no teclado e que diz respeito ao posicionamento da tecla “Shift” do lado direito. Esta tecla fica exactamente ao lado da tecla de cursor “Up”, e são muitas as vezes que ao tentar carregar na tecla “Shift” acabo na verdade por usar a tecla “Up” com consequências na introdução de dados. Não é grave… obriga apenas a alguma disciplina mental.


Positivo Mobo White 1050



o Mobo White 1050 é um dos melhores netbooks na relação entre custo e benefício à venda no Brasil.

Ele é pequeno, dono de um acabamento simples e utilitário, possui um motor pequeno, porém moderno e econômico, vem com grande capacidade de carga (de informação).

Confira o Positivo Mobo White no Mercado Livre! 

Ele mede aproximadamente 26 x 18 x 3,7 cm (LxAxP fechado) e 1,63 kg de peso (com a bateria estendida que já acompanha o produto e adaptador de rede elétrica) e seu projeto é baseado no elogiado MSI Wind U100 que, pela Positivo estará disponível em quatro modelos, o 1000 (512 MB de RAM, HD de 80 GB e Linux pré-instalado) o 1015 (1 GB de RAM, HD de 80 GB e Linux Pré-instalado) , o 1050 (1 GB de RAM, HD de 120 GB e Windows XP Home), o 1070 (1 GB de RAM, HD de 160 GB e Windows XP Home) e o 1080 (1 GB de RAM, HD de 160 GB, Windows XP Home e Office 2007 Home & Student).

Em comum, todos vêm com processador Intel Atom N270 de 1,6 GHz, saída de vídeo padrão SVGA, trava antifurto padrão Kensington, porta de rede Fast Ethernet, Wi-Fi 802.11b/g, som, três portas USB 2.0, webcam, leitor de cartão SD/MMC/MS, touchpad e teclado com layout em português padrão ABNT-2. Note porém que ele não vem com leitor de CD/DVD embutido (que pode ser instalado via USB) nem leitor de cartão PCMCIA, o que pode dificultar a implementação de um modem, o único recurso que realmente sentimos falta nesse produto.

No modelo analisado, Mobo White 1050, ele veio com o sistema operacional Windows XP Home com SP2 e alguns aplicativos pré-instalados como a suíte de aplicativo de escritório BrOffice 2.4, o dicionário Aurélio online (com assinatura de 12 meses) e o antivírus Kaspersky 6.0, um pacote simples e sem muita frescura. Note que na barra de luzes indicadoras de estado existe um símbolo de Bluetooth (primeiro à esquerda), recurso que não encontramos no 1050.

Tem tela LCD de 10 polegadas wide tem resolução nativa de 1.024 x 600 pixels e iluminação a LED (impulsionada por uma GPU Mobile Intel 945 Express), mas que pode trabalhar no modo de 800 x 600 pixels sem distorções aparentes. Equipado com um disco rígido SATA de 120 GB, o Mobo 1050 possui praticamente a mesma capacidade de armazenamento de um notebook de entrada, apesar de não podermos considerá-lo como tal, já que ele além de não vir com unidade de CD/DVD interno, seu processador Atom foi otimizado para baixo consumo de energia e não para desempenho propriamente dito. Apesar disso, durante os testes, ele mostrou ser bastante ligeiro na resposta aos comandos do usuário graças ao uso do Hyper-Threading, recurso que simula dois processadores via software.

Nas nossas medições, o White 1050 marcou 40 pontos no Sysmark 2007 Preview 1.4, o que é um resultado modesto para um PC ou portátil de linha cujo resultado nesse teste bate facilmente os 100 pontos. Seu desempenho gráfico (82 pontos no 3DMark 06) também não foi nada de saltar aos olhos e, em outro teste que consome muito processamento da máquina como o AutoGK 2.45, o Mobo levou nada mais nada menos que 5h04min para transformar um filme em DVD para um arquivo AVI de 700 MB. Um Core 2 Duo mais recente faz o mesmo em uma hora. Em contrapartida, nos testes de autonomia de bateria realizadas com o Battery Eater 2.7 o sistema funcionou por aproximadamente 3h35m, um desempenho razoável para um equipamento de seu porte.

Isso mostra que os pontos fortes desse Mobo — assim como a maioria dos netbooks — está na sua compatibilidade de hardware e software, portabilidade e autonomia e não necessariamente no seu desempenho. Com isso não queremos dizer que esse produto não vale nada e sim que ele possui limites que devem ser levados em consideração na hora de decidir pela sua compra.

Assim, acredito que o Mobo White 1050 seja um equipamento muito interessante para estudantes, profissionais liberais e automação de força de vendas que concentram suas atividades na coleta de dados, elaboração de textos, preenchimento de planilhas e principalmente atividades ligadas a Internet como navegar na Web, baixar e ver alguns vídeos, trocar mensagens e até bater papo no MSN ou Skype.


Acer Aspire One


Acer Aspire One é uma linha de notebooks supercompactos, ou netbooks, lançada em Julho de 2008 pela Acer. É baseada na plataforma Intel Atom, que consiste no processador Intel Atom N270, no chipset Intel 945GSE Express e no controlador E/S Intel 82801GBM. A linha é fabricada para a Acer pela Quanta Computer e está disponível em várias cores: Branco pérola, Azul safira, Marrom dourado, Preto ônix e Rosa metálico.

Confira o Acer Aspire One no Mercado Livre! 

Windows XP Home Edition SP3 vem instalado nos modelos onde o nome termina com X, or ou com B seguido de outra letra que determina a cor do modelo.

Também é possível instalar o Windows Vista ou versões não-oficiais do Windows 7 no laptop.

Modelos onde o nome termina com L, ou com A seguido da letra que indica a cor, são vendidos com o Linux Lite. Ele oferece uma interface com o usuário simples, com aplicativos padrão como o browser Firefox 2, o OpenOffice.org 2.3, o Acer One Mail e Acer One Messenger disponíveis diretamente na tela principal. A área de trabalho principal foi desenhada para previnir a alteração de configurações e definições avançadas. Porém, é possível alterar as configurações pela tela de preferencias.

É possível instalar outras distibuições de Linux no laptop, assim como o Windows em laptops que vem com o linux de fábrica.

O modelo A110 vem com 8GB ou 16GB em drive de estado sólido (SSD). Os primeiros modelos vieram com o Intel Z-P230, modelo SSDPAMM0008G1. Este SSD foi criticado pela sua baixa taxa de leitura e gravação. A Intel vende este SSD como taxas de 38 MB/s de leitura e 10 MB/s de escrita. Modelos mais novos vieram com drives bem mais rápidos da Samsung, modelo P-SSD 1800.

O HD regular SATA de 2.5 polegadas e 5400 RPM com 120 ou 160 GB. Cinco modelos diferentes de drives foram usados até hoje: Seagate ST9120817AS, Western Digital WD1200BEVS, WD1600BEVT, Hitachi HTS543212L9A300, e Toshiba MK1652GSX.

Há também um slot de expanção de memória de armazenamento no padrão SD/SDHC (até 16GB). Nas versões com Linux o espaço é automaticamente expandido com o uso do cartão de memória. No Windows XP o cartão é tratado como um cartão de memória removível normal. Existe um segundo slot que funciona como um leitor de cartões, que pode ser usado com muitos tipos diferentes de cartões de memória, entre eles SD, SDHC, XD, Memory Stick e Compact Flash. No entando, a BIOS não suporta o boot a partir destes slots para cartões de memória. É possível iniciar o sistema apenas por meio do HD ou SSD interno, ou pelas portas USB, através de PenDrives ou HDs e Unidades de CD ou DVD externas.


HP 2133 Mini-Note PC



O HP 2133 Mini-Note PC, é o primeiro modelo no crescente mercado de "subnotebooks" da empresa. Tem tamanho pouco maior que concorrentes como o ASUS Eee PC e Positivo Mobo, trazendo uma configuração digna dos notebooks tradicionais, sem fazer grandes sacrifícios em recursos ou desempenho em nome da mobilidade.

Confira o HP Mini Note no Mercado Livre! 

O hardware é baseado no processador Via C-7M com velocidade entre 1 GHz e 1.6 GHz e de 512 MB a 2 GB de RAM, dependendo do modelo. Todos tem o mesmo tamanho (25,5 x 2,7 x 16,5 cm e 1,3 Kg), gabinete em alumínio anodizado, uma excelente tela LCD de 8.9 polegadas com resolução de 1280x768 pixels, webcam VGA (640x480 pixels) e HD de 120 GB, além de interfaces de rede com fio (Gigabit Ethernet), sem fio (802.11 a/b/g) e Bluetooth 2.0. Como em outros subnotebooks, não há unidade óptica (drive de CD/DVD).

Esta configuração garante desempenho adequado para todas as tarefas do dia-a-dia, como navegação na Web, edição de textos e elaboração de documentos em aplicativo office. Em contraste aos outros ultraportáteis do mercado, a HP também oferece seu Mini-Note com o Windows Vista (Home Basic ou Business), além da tradicional (para a categoria) versão com Linux.

A bateria padrão, de três células, tem autonomia estimada em cerca de 2 horas e vinte minutos, e recupera 90% da capacidade com uma recarga de 90 minutos. A HP também vende como opcional uma bateria extendida, com seis células, e autonomia estimada em cerca de 4 horas.

O design realmente chama a atenção, não só pela beleza do alumínio como pelo foco na durabilidade. O teclado é à prova d'água e aguentou dois copos derramados sobre ele (com o micro ligado) sem reclamar: bastou virar o note de cabeça pra baixo, deixar a água escorrer e continuar usando.

A tela é protegida atrás de uma placa de acrílico, que evita riscos e amortece impactos. E o sistema HP DriveGuard protege o HD em caso de queda. A máquina, ligada, foi jogada no chão sem cerimônia de uma altura de 1,5 m e continuou funcionando.

O teclado tem 92% do tamanho de um teclado "comum" de um notebook, o que torna a digitação muito mais fácil do que em portáteis como o Eee PC ou Mobo, conhecidos por seus teclados diminutos: não há necessidade de "se acostumar", é só digitar normalmente. Os botões do trackpad são grandes e macios, fáceis de usar, mas sua posição "ao lado" do trackpad pode causar um pouco de dificuldade no uso.

O netbook tem versão Linux e Windows Vista Business.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço