Breaking News

Sistema Fiepa premia jornalistas paraenses


Uma noite de reconhecimento ao talento dos profissionais da imprensa paraense. Assim foi a terceira edição do Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo, a maior premiação de jornalismo na Amazônia, que conferiu 21 troféus, sendo 14 aos Profissionais do Ano, quatro reportagens de TV, rádio, impresso e web, além dos três homenageados como Personalidades de Comunicação. O prêmio é uma realização do Sistema Fiepa, Sesi e Senai.


José Conrado Santos, presidente da Fiepa, falou da importância da imprensa para o setor produtivo. “Reconhecemos o papel do profissional que divulga as ações do setor privado e do governo, com matérias de grande relevância mostrando os investimentos e contribuições para o desenvolvimento social e econômico. Queremos reconhecer o empenho e o comprometimento desses profissionais que trabalham dia e noite durante os 360 dias do ano”, destacou Conrado.


A jornalista Cleide Pinheiro, coordenadora da premiação ressaltou que a cada ano os conteúdos produzidos vêm com mais qualidade. “Esse é o objetivo da premiação. Estimular a qualificação dos profissionais e valorizar o trabalho da imprensa paraense. Estamos muito felizes com o saldo do Prêmio Sistema Fiepa de Jornalismo, reconhecendo os talentos da terra. Neste ano, 41 trabalhos foram inscritos”, festejou.


Personalidades de Comunicação

Um momento de bastante emoção na festa foi a homenagem aos jornalistas destaques como Personalidade de Comunicação, que receberam a comenda pelos relevantes serviços prestados à sociedade paraense no exercício da profissão. Foram homenageados os jornalistas Edson Salame, do jornal O Liberal, Adelaide Oliveira, da Funtelpa, e Adil Bahia, da RBA.

Adelaide Oliveira, presidente da Funtelpa, ressaltou que foi emocionante estar ao lado de grandes jornalistas de outras gerações. “É muito bacana esse cuidado de colocar gerações diferentes e perceber que na nossa trajetória de 20 e 30 anos e, alguns com mais de 40 anos, ter esse reconhecimento. É super importante para mim, principalmente, pelo local que me formou e me ajudou a ser a jornalista que sou hoje, que é a Funtelpa”, disse.

Adil Bahia, gerente de Jornalismo da RBA TV, ressaltou que sentiu honrado ao representar a categoria e mais feliz porque a premiação coincide com os 30 anos de carreira comemorados neste ano. “A valorização do jornalista profissional é fundamental para o crescimento da profissão. Um prêmio como esse que a Fiepa oferece hoje é um estímulo à produção jornalística. Por coincidência estou recebendo o prêmio no ano em que comemoro 30 anos de jornalismo. É muito bom ser lembrado no momento importante da minha carreira profissional. É importante mostrar que a profissão do jornalista é destaque aqui no Pará e no Brasil”, frisou.


Vencedores
Na modalidade Profissionais do Ano, os grandes vencedores da noite foram: Apresentador– Úrsula Vidal, do SBT; Blogueiro –Franssinete Florenzano, do Blog Uruá-tapera; Colunista de Notícia – Olavo Dutra, do Jornal O Liberal; Colunista Social – Esperança Bessa, do Jornal Diário do Pará; Editor – Elianna Amaral, do SBT; Locutor – Heloísa Hühn, da Lib Music; Produtor – Bárbara Brilhante, da TV Liberal; Repórter Cinematográfico – Jorge Paixão, do SBT; Repórter de Mídia Imprensa – Rita Soares, do Jornal Diário do Pará; Repórter de Rádio – Celso Freire, da Rádio Liberal AM; Repórter de TV – Jalília Messias, da TV Liberal; Repórter Fotográfico – Bruno Carachesti, do Diário do Pará; Repórter Web – Bruno Magno, do Portal ORM News e Assessor de Imprensa – Helena Palmquist, do Ministério Público Federal.
Já na modalidade Prêmio Especial Jornalista Raimundo Pinto, os trabalhos agraciados com a premiação de R$ 12.500 foram: 
Impresso

·         Açaí e Tecnologia, de Carlos Borges, Felipe Melo, Filipe Sanches e Victor Furtado (Revista Amazônia Viva)

TV
·         Apanhador/ Açaí, de André Mousinho, Clodoaldo Martins, Nathalia Kahwage, Niltom Ayres, Reginaldo Gonçalves e William Serique (TV Liberal)

Rádio

·         Universitários conectados pelos aplicativos, de Celso Freire (Rádio Liberal)

Web

·         Pará aposta na tecnologia para voltar a liderar a exportação de castanha do país, de Jeso Carneiro (Blog do Jeso)

O prêmio é promovido pelo Sistema Fiepa, Sesi e Senai e tem o patrocínio da Imerys. O evento conta ainda com apoio da Extrafarma, escritório de advocacia Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff Advogados, Hapvida, Sindicato dos Jornalistas do Pará e coordenação da Temple Comunicação.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço