Breaking News

Prefeitura de Óbidos realiza reunião para definir esquema de segurança e reordenamento do trânsito no Carnapauxis 2016


A programação do Carnapauxis 2016 inicia no dia 1 de janeiro com o esquenta do Carnaval que terá sua abertura oficial em 3 de fevereiro.

Com o calendário do Carnapauxis totalmente definido a Prefeitura Municipal de Óbidos entra em outra fase de finalização muito importante, o esquema de segurança e ordenamento do transito para o evento que é conhecido como um dos melhores carnavais de rua da região norte e que todos os anos atrai um grande número de turistas tanto para o pré-carnaval, que será realizado nos dias 01, 03, 10, 17, 24, 31 de janeiro e 01 de fevereiro, quanto para o Carnapauxis que este ano será nos dias 03, 04, 05, 06, 07, 08 e 09 de fevereiro.

A Reunião que definiu o esquema de segurança por parte da Polícia Militar e Policia Civil, além do Ordenamento do Transito, por parte do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) juntamente com as Secretaria de Cultura e Turismo, Organizadora do Carnapauxis, e da Secretaria Municipal de Governo, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 11 de dezembro, no Auditório do Palácio José Veríssimo, Casa da Cultura, e contou com a presença de representantes dos taxistas e dos mototaxistas de Óbidos.

Durante a reunião foi debatida a interdição das vias do entorno da Praça do Sesquicentenário, bem como a definição dos Pontos de Taxi e Mototaxis autorizados pelo município. “Nós estamos montando um cronograma para fazer a interdição em pontos estratégicos o quanto mais distante da praça para assegurar a segurança dos brincantes na praça e vamos colocar pontos de taxi e mototaxi próximo a igreja evangélica aqui na Lauro Sodré e também na Dom Floriano, esses são os dois pontos autorizados”, falou o Dr Antunes Muller, que responde interinamente pelo DEMUTRAN, que ainda explicou que a prefeitura realizará o credenciamento dos taxistas e mototaxistas autorizados a trabalharem dentro da área demarcada pela coordenação do Carnapauxis..

A Polícia Civil (PC) atuará com reforço nas escalas do plantão 24 horas durante os dias de pré-carnaval e do carnaval oficial. O delegado Tiago Mendes falou sobre a importância da reunião e da forma de atuação da PC em Óbidos. “O ordenamento do trânsito colabora diretamente com a segurança pública, por isso é importante esta reunião, e devido ao nosso quantitativo nós não realizaremos rondas juntamente com a polícia militar, mas montamos escalas de serviço 24 horas para dar atendimento na delegacia a todas as situações que por ventura possam ocorrer. Esperamos que este seja um carnaval bem tranquilo e eu digo sem medo de errar que 70% da redução da criminalidade no carnaval do ano passado a gente deve a implantação das 16 câmeras de segurança na praça e seus arredores”enfatizou.

Atualmente a Policia Militar (PM) conta com efetivo de 31 militares, e segundo o seu comandante, Artur Vasconcelos, um planejamento estratégico foi montado e a solicitação de um reforço em 60 policiais militares garantirá a segurança dos foliões durante o carnapauxis. “Desde julho do ano passado eu fiz a solicitação ao Comandante Regional que sinalizou positivamente, mas temos que lembrar que o carnaval não é só em Óbidos e todas as outras cidade também recebem reforço de Santarém. Eu solicitei 60 policiais e se vierem nós poderemos fazer uma segurança muito boa aqui em Óbidos e vale ressaltar que desde 1 de janeiro já temos carnaval aqui no Sesqui e neste período não poderemos contar com reforço vindo de Santarém, mas nós estaremos fazendo a segurança dos brincantes no carnaval”, disse.

O Secretário de Cultura e Turismo, Sandro Lopes, explicou que todas as medidas para garantir a segurança da população durante o Carnapauxis 2016 já estão sendo tomadas em reuniões. “No dia 1 de janeiro já teremos carnaval e a reunião visou exclusivamente a segurança do brincante, do cidadão daquelas pessoas que vem prestigiar o nosso carnaval e esse planejamento vai até o término do carnaval”, falou o secretário que desde julho busca ajustar os detalhes junto aos blocos, com os vendedores ambulantes que hoje totalizam em média 53 autônomos, e com todos os envolvidos na Festa do Mascarado Fobó, que hoje é um dos maiores carnavais do estado .

A programação do pré-carnapauxis inicia no dia 01/01 com a descida dos blocos Pai da Pinga e Vai ou Raxa, no dia 03/10 a festa é com os blocos Mirim/Serra da Escama, no dia 10/01 o bloco Águia Negra, no dia 17/01 quem faz a festa é o bloco xupa osso, no dia 24/01 o Unidos do Morro, no dia 31/01 o bloco das Virgens e no dia 01/02 a saída final do bloco Pai da Pinga, que todas as segundas-feiras , a partir de 4 de janeiro, realiza seu tradicional arrastão da Praça de Santa Terezinha.

Já a programação do Carnapauxis inicia na quarta-feira (03/02) com o Bloco Vai ou Raxa das 18 às 22h. Na quinta-feira (04/02), o Bloco Mirim, das 18 às 22h. Na sexta-feira (05/02) é o Bloco Serra da Escama, das 18 às 22h. No sábado (06/02), o Bloco Águia Negra, das 18 às 2h. No domingo (07/02) o Bloco Xupa Osso, das 18 às 2h. Na segunda-feira (08/02), o Unidos do Morro, das 18 às 2h. Na terça-feira (09/02) o Bloco das Virgens, das 18 às 2h.

Fonte: Ascom PMO

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço