Breaking News

Instituto Alcoa celebra resultados do Programa ECOA com exposição de projetos ambientais

Em Juruti, cerca de 300 pessoas entre alunos, pais, professores, corpo docente e comunidades participaram das comemorações do programa, que beneficiou mais de quatorze mil alunos no país
  


O Instituto Alcoa celebra, neste mês, em todas as unidades do país, os resultados do Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental. As comemorações proporcionam momentos de compartilhamento de aprendizados, exposição dos projetos realizados ao longo do ano, troca de experiências metodológicas e práticas educativas. O ECOA é uma iniciativa do Instituto Alcoa, em parceria com as Secretarias de Educação, e beneficiou mais de quatorze mil alunos no Brasil.

Em Juruti, município do oeste paraense onde a companhia possui operações de bauxita, a celebração do ECOA movimentou, no Salão Dom Bosco, cerca de 300 pessoas, entre alunos, pais, professores e moradores. Estiveram presentes representantes das escolas municipais Maria Lucia Nascimento, Maria da Saúde Pinheiro Cunha, Zelinda de Souza Guimarães, Elza Albuquerque, Raimundo de Souza Coelho e José Roberto Pimentel, instituições que participaram das atividades do ECOA ao longo de 2015.


No evento, foram expostos projetos ambientais e entregues certificados aos professores participantes do curso de formação de professores. Também foram premiados os vencedores do concurso de desenho em comemoração aos 25 anos do Instituto Alcoa. O concurso trouxe como tema “Como será o mundo em 2040?”, estimulando os alunos a pensarem no futuro.

Para a professora Iracema Mota, da Escola Municipal Elza Albuquerque, o programa incentiva práticas ambientais. “O programa ampliou nossos projetos de educação ambiental, concluímos o paisagismo escolar, melhoramos a horta e realizamos diversas oficinas”, relatou.

A mostra das experiências ambientais foi expressa por meio de pintura, música, dança e arte reciclada. “Eu acho muito legal participar do ECOA, aprendi cuidar da natureza, reduzir o lixo e deixar a escola mais bonita”, contou Ana Roberta Veiga Batista, 9 anos, aluna da Escola Municipal Maria da Saúde.

Para a gerente de Projetos do Instituto Alcoa, Monica Espadaro, o ECOA busca fortalecer as comunidades onde a companhia está presente, contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável.  “Muito além das melhorias realizadas nas escolas, o ECOA provoca transformações nos alunos, professores e comunidade. Por meio do ECOA, os alunos se tornam protagonistas das mudanças que querem para suas vidas”, destacou.

O Programa ECOA ocorre em duas etapas: a primeira de capacitação dos professores e a segunda de promoção de atividades com os alunos, com idade entre 9 e 12 anos, no contraturno escolar, com o objetivo de promover transformações positivas nos relacionamentos entre as crianças e nas relações delas com o meio ambiente. Além disso, os funcionários da Alcoa participam de ações de voluntariado nas escolas e na comunidade para estimular atividades como coleta de óleo usado, plantio de árvores, limpeza de áreas, entre outras. Em 2016, as atividades do ECOA continuarão em Juruti.

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio de Programas de Voluntariado, Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, Programa de Apoio a Projetos e Iniciativa Globais. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança. O Instituto Alcoa e  a Alcoa Foundation já investiram mais de R$ 105 milhões em mais de 2.100 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,4 milhão de horas de trabalho voluntário. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br e siga nossos canais de mídia social: www.facebook.com/AlcoaBrasil e www.twitter.com/AlcoaBrasil.

Fonte: Temple Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço