Breaking News

Governo do Estado entrega mudas de bananas para Prefeitura de Óbidos

As 1500 mudas de bananas nas espécimes pacovan e prata que serão doadas a produtores cadastrados.


Trabalhar o fortalecimento da agricultura familiar a partir da entrada de espécies de alto porte e resistente a pragas, este é o objetivo do Governo do Estado, que em parceria com as Prefeituras Municipais está realizando a doação de mudas de plantas geneticamente modificadas a produtores ligados a agricultura familiar. Em Óbidos, na região da Calha Norte, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SEMAB), recebeu a doação de 1500 mudas de bananas nas espécimes pacovan e prata que deverão ser doadas ainda em janeiro para o plantio por meio de um dia de campo.

As mudas chegaram ao município de Óbidos na manhã do sábado, 12, e foram levadas direto ao Sítio Elton Marzo Carneiro da Silva, onde recebem os cuidados necessários para que sejam doadas. Na manhã da quinta-feira, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (SEDAP) estiveram em Óbidos realizando a entrega da doação. “Essa variedade de banana visa suprir essa demanda de banana na região, já que a sigatoka negra e mal do panamá não ataca essa variedade de banana e nós estávamos ficando órfãos dessa produção que acredite, hoje estava vindo quase que em sua totalidade da região da Transamazônica”, falou o coordenador da Regional Santarém, Lauriano Neto que anunciou que em breve Óbidos receberá a doação de sementes de açaí geneticamente melhorados.

A Secretária de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Robenizia Moda, falou sobre o procedimento que será realizado até a distribuição e plantio das mudas. “Essas mudas vieram da Bahia e foi um percurso longo e nós precisamos recuperar para então fazermos um dia de campo onde serão distribuídos. Ressaltamos que os produtores familiares devem se cadastrar na SEMAB para que a gente possa fazer a doação destas mudas. E a gente só tem que agradecer essa parceria com o município, e por acreditar que a gente pode contribuir para o fortalecimento da agricultura”, informou a secretaria.

Ainda durante a visita dos técnicos da SEDAP foi conversado sobre a implantação de um berçário para criação de alevinos, é a designação dada aos peixes recém saídos do ovo e que já reabsorveram o saco vitelino, e que serão doados aos psicultores da região. “Essa é uma notícia boa e nós recebemos essa proposta por parte do seu Zacarias que é o responsável da parte de piscicultura e vamos construir um berçário para que seja realizada a distribuição de alevinos para os nossos piscicultores”, comemorou Robenizia.

O gerente do setor de piscicultura da SEDAP, Zacarias Marques de Oliveira, falou que a implantação do projeto em Óbidos poderá iniciar entre janeiro e fevereiro de 2016.  “Nós não temos nem porque dizer que vamos fazer testes ou pesquisas porque este sistema já vem funcionando em tantos outros municípios da região. Essa é uma iniciativa da Regional de Santarém, na qual estamos funcionando desde Altamira, Faro, Novo Progresso, na parte de larvicultura para produção dos alevinos, e eu vejo aqui uma grande oportunidade de instalarmos este projeto. Tivemos uma conversa inicial e temos que selecionar as áreas com melhores condições possíveis para o êxito deste trabalho e eu acredito que entre janeiro e fevereiro a gente”, disse o gerente.

Fonte: Ascom Hrba

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço