Breaking News

Governo apresenta em Brasília plano de combate a doenças transmitidas pelo Aedes Aegipty


Governadores de todos os estados brasileiros se reuniram nesta terça-feira (08), em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff, para ouvirem os planos do governo federal para combate ao mosquito Aedes Aegipty e às doenças por ele transmitidas: dengue, zica vírus, chikungunya e febre amarela. Creditado ao mosquito, o surto de microcefalia, principalmente em estados do Nordeste,  também foi assunto da reunião, que aconteceu na Sala Suprema do Palácio do Planalto.

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. Em razão das crescentes ocorrências de crianças que nasceram com a doença, o governo federal criou uma força-tarefa integrada por 17 ministérios para tentar conter o avanço dos casos. O governador do Pará, Simão Jatene, foi um dos que compareceram ao encontro, acompanhado do secretário estadual de Saúde, Vitor Mateus.

Durante a reunião, os governadores e secretários de saúde conheceram o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia no Brasil, um conjunto de medidas a serem tomadas pelo governo federal em regime de urgência, envolvendo vários ministérios, além das Forças Armadas e a Defesa Civil dos estados.

O secretário Vitor Mateus disse que, pelo plano, as ações do governo se darão em três eixos: o combate direto ao mosquito Aedes Aegipty, o atendimento a gestantes e crianças afetadas pela microcefalia e mais investimentos no desenvolvimento da vacina contra a dengue, que já está sendo desenvolvida no Instituto Butantã, em São Paulo. "Uma grande mobilização deve ser implementada o quanto antes envolvendo governo federal, governos estaduais e prefeituras, além da própria sociedade", disse o secretário. "E a participação da sociedade é essencial para o sucesso do plano, pois sem ela, combatendo os focos do mosquito, não teremos como nos livrar dessa ameaça", completou.

Sobre a situação no Pará, o secretário se disse tranquilo, mas sem desligar o estado de alerta. "Nossa situação é confortável, com os casos de microcefalia dentro da normalidade e o combate ao mosquito vetor sendo feito de forma permanente, mas não podemos relaxar", disse Mateus. "Temos alguns municípios com registros da presença do Aedes Aegipty ainda fora do normal e por isso vamos chamar os secretários de Saúde dessas localidades para incentivarmos mais ações de combate aos focos do mosquito. Também vamos conclamar a população a fazer do sábado um dia de faxina especial, contra o mosquito, para criarmos uma cultura de prevenção e eliminação dos focos", concluiu.

Fonte: Secom

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço