Breaking News

Jogador brasileiro Rick11 conquista campeonato na Dinamarca e vice na Helsinki


O Jogador Sub 14, Ricardo Destro Facuri, do Clube Pequeninos do Jockey, disputou as Copas Amadoras Internacionais Helsinki Cup (Finlândia), Gothia Cup (Suécia) e DanaCup (Dinamarca), durante o mês de julho. Com o time, Ricardo trouxe a Taça de Campeão da Dana Cup e foi Vice-Campeão na Série Ouro da Helsinki-Cup. 

O jogador de Base Ricardo Destro Facuri é de Itupeva, São Paulo, e já é reconhecido pelos torcedores como Ricardo 11 ou simplesmente R11. Atleta da categoria sub 14 do Clube Pequeninos do Jockey e também jogador do time GO Audax, Ricardo teve a oportunidade, durante as férias de julho, de jogar com a camisa 11 pelo time I, do Clube Pequeninos do Jockey, nas Copas Internacionais, começando pela Helsinki Cup, na Finlândia, onde seu time conquistou o Vice-Campeonato, partindo para a Gothia Cup, onde vislumbrou grandes desafios até o Mata a Mata e encerrando no Dana Cup, onde seu time trouxe a Taça de Campeão, em um disputado jogo que chegou aos pênaltis. Atacante ambidestro, R11 possui como características principais a velocidade e o dribe. O jovem jogador concilia os estudos, em uma escola bilíngue, com uma rotina de treinos, amistosos e campeonatos reconhecidos.

“Sempre joguei futebol, como um apaixonado, mas até um ano e meio atrás, nem imaginava tentar uma carreira no esporte. Meus pais sempre me incentivaram a um estudo de alto nível e eu sempre me esforcei pra isso! Mas, hoje, estou em busca do que mais amo: jogar bola e ser profissional. Não é uma decisão fácil, pois requer muita reflexão, abdicação e incertezas. O volume de atletas é muito grande e a porcentagem de jogadores que conseguem chegar ao auge é muito pequena. Mas, luto acreditando que estou entre esse 1%. O mais importante de tudo é que continuo tendo o apoio da minha família e por isso consigo seguir em frente”. Atualmente, Ricardo, que tem 1,73 e 55 quilos, tem uma rotina regrada de treinos, alimentação, preparação física, estudo e cuidados com a saúde. Todo o trabalho focado tem gerado resultados cada dia mais crescentes e perceptíveis. 

Em 5 de julho, Ricardo 11 partiu para Helsinque, na Finlândia, disputar a Helsinki Cup, a primeira das copas, ocorrida entre 8 e 13 de julho. “Desde o primeiro momento, foi emocionante estar em outro país, representando a camisa do Clube Pequeninos, com tantos amigos e companheiros que me acompanham sempre nos treinos, amistosos e Campeonatos. A emoção foi maior quando chegamos as Quartas de Final, em que enfrentamos o Intercupus MK. Tivemos que resolver nos pênaltis e vencemos de 3X1, com um dos gols sendo meu. Na Semifinal, jogamos contra o HJK, da Finlândia e novamente resolvemos nos pênaltis! Chegamos à final, a emoção estava a mil e fizemos um clássico contra Argentina, contra o time Tucuman. Embora nosso time ficou com a posse de bola o maior tempo, eles ganharam de 1X0.” Contou R11, sobre a experiência do Vice Campeonato na primeira Copa. 

Da Finlândia, Ricardo 11 partiu a Suécia, onde disputaram, na cidade Gotemburgo, o Gothia Cup, que durou de 12 à 18 de julho e envolveu 38.000 atletas, com participação de 175 times. A estreia do time foi excelente, com vitória do time contra FC KR3, em um placar de 8X0. Os jogos no Gothia Cup foram árduos e o time de R11 se classificou às Finais da chave A, sendo derrotados apenas no Mata a Mata, no jogo contra o time IF BrommapojKarna, da Suécia, consagrado time com mais vitórias no Gothia, com 28 títulos. “Foi uma experiência desafiadora, de crescimento. Nosso time fez uma ótima campanha. Crescemos muito e levamos o aprendizado para próxima Copa, o Dana Cup.” Afirmou Ricardo sobre a experiência no torneio sueco. 

A última Copa foi realizada na cidade de, na Dinamarca, entre os dias 22 e 27/07, na cidade de Hjorring. Na Copa participaram 20 mil jovens atletas, em 1,5 mil times, com 43 nações participando. Ricardo 11, com seus colegas de time, fizeram árduas disputas e chegaram a uma final complexa contra o time Väg FK. Os dois primeiros tempos marcaram um placar de 0x0 e precisou ser decidido nos pênaltis. Ricardo teve a oportunidade de marcar um dos gols, que fez o placar de 3X2, que garantiu a Taça da Dana Cup ao Clube Pequeninos do Jockey. “A taça representa nosso suor, dedicação, esforço e sucesso. A conquista foi para mim uma prova de que com todo o nosso esforço, conseguimos alcançar nossos objetivos. Acho que pude contribuir com vários passes para gols, meus gols e as jogadas que criei, roubando a bola. Também acho que o pênalti que bati na final foi muito importante para a equipe”. 

Ricardo voltou da Europa com o sabor da vitória.  Ele voltará ao Audax para a continuação da disputa da Paulista Cup. O atacante tem como objetivo continuar sua evolução como ponta (esquerda e direita), mas também jogar mais como “falso nove”, que é a posição de Centroavante. Para Ricardo, ter mais de uma posição em campo é essencial para dar inúmeras opções ao Técnico. Além de também “ser flexível ao time, podendo ajudar em inúmeras oportunidades”. 

O jovem atleta não está com a bola toda somente no futebol não, Ricardo tem grande audiência nas redes sociais e uma imagem muito bem cuidada. Ele tem mais de 12 mil seguidores no Instagram, página no Facebook e muito engajamento em ambas as páginas.

O sub 14, que está tirando a cidadania portuguesa, sonha estar em times grandes e jogar na Europa, em times profissionais e reconhecidos. “Continuarei trabalhando muito forte para meus objetivos”, conclui Ricardo. 

Histórico no Futebol: 

O jovem Ricardo começou a treinar futebol aos 4 anos, no Show Ball, de Jundiaí. Passou pelas escolinhas Chute Inicial Corinthians, Go Brasil e Boca Juniors. Em 2018, despontou no Pequeninos do Jockey e, no início de 2019, passou a fazer parte da equipe do Audax. 

Em 2013, seu time foi campeão da série ouro das escolinhas de futebol dos clubes da região de Jundiaí (Sub 9). Em 2017, quarto lugar na Copa Bosch Campinas e na Copa Audax do Interior de São Paulo. Em 2018, seu time foi campeão da Copa Zico e terceiro colocado da Taça Cidade de São Paulo. 

O atacante também conta com alguns prêmios individuais, como: artilheiro da Copa Bosch (Sub 12), com 12 gols em 7 jogos; selecionado como Man of the Mach na Copa Bosch (Sub 14); artilheiro da Copa Bosch (Sub 14), com 6 gols em 5 jogos e artilheiro da Copa Zico 2018 (sub 13), com 6 gols em 6 jogos.

Fonte: Jornalismo l Agência DF Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço