Com o mercado em ascensão, esclareça dúvidas sobre Certificação Digital
Além de eliminar burocracias, o certificado digital adiciona segurança ao processo, já que o uso da assinatura digital garante a autenticidade a integridade do documento. De acordo com a Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), em 2015, o mercado apresentou um crescimento de mais de 28% em comparação com o ano anterior e a estimativa é que em 2016 setor cresça em torno de 20%.
A Soluti, Autoridade Certificadora que mais cresce no Brasil, possui expectativa de emitir até o fim do ano 50 mil certificados digitais em dispositivos móveis. Assim como a população brasileira, o mercado de certificação digital também tem se tornado cada vez mais conectado e mobile (mobile banking, mobile e-commerce, etc).
“O Certificado Digital torna-se relevante a cada dia, é importante perceber essa evolução tecnológica, a cultura de desmaterialização de documentos e assinaturas e a entrega das declarações tributárias para os órgãos públicos”, conta Michel Medeiros, CEO da Soluti. Isso vale não apenas para pessoas físicas, mas também para setores como saúde, advocacia, contábil, entre outros, que passam a usar cada vez mais a tecnologia como benefício, já que agiliza a assinatura de documentos, poupa tempo, evita o uso de papel e acelera a resolução de situações evitando deslocamentos apenas para assinaturas de documentos – contribuindo assim também com o meio ambiente, na medida em que favorece a redução na emissão de poluentes.
Com esse crescimento, ainda existem pessoas que desconhecem o sistema e que não sabem como, porque e quando usar o certificado digital. Dessa forma, separamos cinco perguntas e respostas que esclarecem essas dúvidas.
1) O que é o Certificado Digital?
O Certificado Digital é uma tecnologia de identificação que permite a realização de transações eletrônicas dos mais diversos tipos, considerando os aspectos da integridade, autenticidade e confidencialidade, de forma a evitar que adulterações, interceptações de informações privadas ou outros tipos de ações indevidas ocorram. Conhecido como assinatura digital, ele possui validade jurídica e garante a proteção do usuário às transações eletrônicas e outros serviços como comprar via internet, de maneira que pessoas físicas e jurídicas tenham uma identificação e assinem digitalmente, de qualquer lugar, com segurança e agilidade.
2) Quem pode usar o Certificado Digital?
Qualquer pessoa, seja física ou jurídica que deseja realizar específicas atividades online de maneira segura e autenticada podem usar a assinatura digital da Soluti. Vale lembrar que o certificado é uma exigência para algumas pessoas, como por exemplo as que emitem nota fiscal eletrônica. E tem atraído cada vez mais usuários em segmentos como saúde, advocacia e contábil.
3) Quando usar o certificado digital?
Atividades do dia a dia como, assinatura e envio documentos pela internet; envio de declarações da sua empresa; assinatura de notas fiscais; “login” em ambientes virtuais com segurança; validade jurídica dos documentos eletrônicos; realizar transações bancárias, entre outras atividades, podem ser realizados via certificação digital. Você evita a perda de tempo já que, tudo por ser resolvido online, de maneira mais prática e segura.
4) Quais os tipos de certificado digital?
São três tipos de certificados:
1.Certificado Pessoa Física (e-CPF) é a versão eletrônica do CPF, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoa física.
2.Certificado Digital Pessoa Jurídica (e-CNPJ) é um documento eletrônico em forma de Certificado Digital, que garante a autenticidade e a integridade na comunicação entre pessoa jurídica e a Receita Federal do Brasil (RFB), funcionando exatamente como uma versão digital do CNPJ.
3.SSL (Secure Socket Layer), um protocolo de segurança incorporado nos browser de internet, que permite a navegação de forma segura, protegendo a integridade e a veracidade do conteúdo disponível.
5) Como e onde comprar o certificado digital?
Para a compra dos certificados digitais, com exceção do SSL, é necessária a presença do titular ou de um representante legal, para a validação das informações e documentações, e efetiva emissão da assinatura digital.
O cliente deve buscar por um ponto de atendimento, credenciado a uma Autoridade Certificadora, para a realização deste processo - mesmo que a compra seja realizada pelo e-commerce, para a emissão do Certificado Digital, o cliente deve se dirigir até um ponto de atendimento e finalizar o processo de aquisição do produto.
Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
Abraços,
Virta Comunicação Corporativa
Renata Zioli
E-mail: renata.zioli@virta.inf.br
Telefone: (11) 3083-1242
Rua Oscar Freire, 379 – 17º andar conj. 171
Cerqueira Cesar 01426-001
São Paulo - SP
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