Projeto brasileiro é premiado no Desafio de Impacto Social do Google
18/04/2016Projeto brasileiro é premiado no Desafio de Impacto Social do GoogleA iniciativa desenvolvida pela APAE de Rio Negrinho, em parceria com a startup Tá.Na.Hora, irá atender população com Síndrome de Down |
O SMS Especial, projeto criado em parceria entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Negrinho – APAE (https://www.facebook.com/
No Brasil, mais de 45,6 milhões, ou cerca de 24% da população, possuem algum tipo de deficiência. Quando se fala em deficiência intelectual, entre as quais está incluída a Síndrome de Down - condição genética que atinge cerca de 270 mil brasileiros -, esse número passa de dois milhões.
“O distanciamento e os mitos sobre diferenças se tornam barreiras que muitas vezes impedem o convívio, participação social e a autonomia de crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down. Contribuir para a redução de questões como essas foi a inspiração para o SMS Especial”, comenta o cofundador da Tá.Na.HoraJuliano Froehner. A solução propõe mudanças de comportamento por meio de uma plataforma especializada em gestão populacional.
O SMS Especial pretende alcançar de 10 a 15 mil famílias de pessoas com Síndrome de Down através de mensagens via SMS ou Whatsapp. Froehner destaca que o projeto irá impactar de forma significativa o cotidiano dos participantes. “Queremos ver mais autonomia, autoestima, mais espaço no mercado de trabalho, mais integração na sociedade e mais acúmulo de experiências para competência profissional”.
O Presidente da APAE de Rio Negrinho, Pedro Latocheski, explica que o SMS Especial terá foco na estimulação sensível e coerente para que os participantes do projeto alcancem estágios mais avançados de raciocínio e desenvolvimento. “O programa envolve evolução profissional e busca por oportunidades de trabalho, almejando a independência para desenvolver atividades cotidianas e o acompanhamento em caso de tratamento médico”.
No último ano, o Desafio do Google recebeu mais de mil ideias inovadoras vindas de 88 países e, por meio dos projetos selecionados, a organização quer oferecer oportunidade e independência para o um bilhão de pessoas com deficiência que vivem no mundo. O Desafio de Impacto Social Google tem como objetivo organizar e reunir ações relacionadas a um problema em escala mundial e resolvê-lo da maneira mais rápida possível.
No Brasil, além da APAE de Rio Negrinho, a Inclusion without Borders também foi premiada. A divulgação completa das tecnologias inovadoras que irão oferecer um mundo mais acessível a pessoas com deficiência está disponível no blog do Google.org.
|
Sobre a APAE de Rio Negrinho
A APAE é uma entidade filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional e sem fins lucrativos. Em Rio Negrinho foi fundada em julho de 1978. A instituição é ligada à Federação das APAEs do Estado de Santa Catarina e à Federação Nacional das APAEs (criada na década de 50), que constitui o maior movimento social pela dignidade e inclusão das pessoas com deficiência.
A APAE de Rio Negrinho atende desde crianças inseridas na primeira infância até adultos na melhor idade. Tem por finalidaproporcionar atendimento de qualidade às pessoas com deficiência, buscando a sua reabilitação geral, estimulando-as para o convívio social e adaptando-as, na medida do possível, para sua habilidade ocupacional e o mercado de trabalho.
Sobre a Tá.Na.Hora
Fundada em 2013, a Tá.Na.Hora oferece soluções para a gestão, educação e o monitoramento de saúde populacional por meio de plataforma automatizada. Esta foi criada para realizar conversas interativas e induzir a mudança de comportamento via mensagens SMS, o que torna o serviço acessível para qualquer pessoa que tenha um aparelho de celular, mesmo sem pacote de dados.
Além de atuar com o acompanhamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade, a Tá.Na.Hora desenvolve projetos com foco na melhoria da qualidade de vida. Um deles é o SMSBebê, programa que guia, acompanha e instrui gestantes e pais durante o pré-natal e assiste o desenvolvimento da criança desde o nascimento até o terceiro ano, com foco em desenvolvimento cerebral.
|
Nenhum comentário
Postar um comentário