Educação pra Gente reforça conhecimento sociocultural sobre Barcarena
Aulas sobre a história de Barcarena, desde antes da colonização portuguesa aos dias atuais, marcaram no último sábado, 9, a 2ª etapa de Formação do programa Educação pra Gente. Os 36 estudantes que formam os times Alunorte Rain Forest (ARF), que vão competir na Copa da Noruega, no mês de julho, participaram da palestra e oficina, promovidas em parceria com a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desenvolvimento (SEMED).
As programações de formação ocorrem uma vez por mês, sempre aos sábados, intercalando com o treino em campo. A intenção é que os estudantes possam levar além do bom futebol, exemplo de disciplina, comportamento e definição sociocultural do local onde vivem. Para Edson Maciel, coordenador do programa, as atividades servem para integrar as equipes feminina e masculina que se encontram para participar juntos do momento pedagógico. “A formação vai ajudar com que os estudantes tenham consciência do lugar de origem quando entrarem em contato com as outras culturas durante o campeonato”, afirma.
A escolha do tema reforça o resgate cultural da história de Barcarena, segundo o professor Roberto Carlos, ministrante “queremos mostrar que a nossa história é muito anterior a criação formal do município. Acreditamos que seja importante pois quem tem história está preparado para enfrentar o mundo”, disse. Para Laiane Trindade, ouvir a história foi surpreendente. “Não conhecia nada do meu município. Foi bom saber a origem do nome da cidade e a história de muitas coisas que eu nem imaginava de lugares daqui”, declarou a estudante que joga no time feminino.
Educação Pra Gente
Há 15 anos a maior refinaria de alumina do mundo, Hydro Alunorte promove, o programa Educação Pra Gente, com foco no desenvolvimento da qualidade do ensino de Barcarena, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desenvolvimento de Barcarena (SEMED). Durante o ano, professores e coordenadores são capacitados para ajudar os alunos no desenvolvimento de projetos pedagógicos e, ao final do período letivo, eles são avaliados durante o Fórum de Educação Social, no qual são escolhidos os vencedores nas categorias Escola Destaque, Professor Destaque e Aluno Destaque. Os alunos interessados em participar das seletivas para compor os times Alunorte Rain Forest precisam, obrigatoriamente, participar das atividades do programa e, para garantir a vaga, os estudantes são avaliados individualmente por suas notas, frequência escolar e comportamento dentro e fora da sala de aula.
Fonte: Temple Comunicação
Nenhum comentário
Postar um comentário