Breaking News

Professores de áreas quilombolas recebem curso de qualificação


Projeto beneficia 269 escolas multisseriadas. Meta é capacitar todos os professores da rede municipal.

O Programa Escola da Terra realiza nos dias 23 e 24 de outubro, no auditório da Universidade Estadual do Pará (Uepa), o terceiro encontro de formação permanente para os educadores dos anos iniciais e do ensino fundamental das escolas de campo e quilombolas, em Santarém, oeste do Pará. Aproximadamente 200 professores da rede municipal participam do projeto que visa promover melhorias no aprendizado dos estudantes, aumentar os índices de aprovação, além de facilitar o acesso ao ensino.

O projeto, implantado em fevereiro de 2014, abrange atualmente 269 escolas multisseriadas, envolvendo 270 professores. Segundo a coordenadora do projeto, Gilvandra Silva, o programa visa qualificar cada vez mais os profissionais da educação para que possam atender a necessidade de cada comunidade, visando a melhoria do ensino. “Já tivemos muitas melhorias com a implantação do programa, uma delas é a satisfação dos professores com a iniciativa de receber treinamentos para situações incomuns dentro das comunidades, as dificuldades estão em toda parte, mas os professores estão conseguindo aos pouco superá-las, pois o seu trabalho está sendo reconhecido”, explicou.

De acordo com os professores que atuam em comunidades quilombolas e áreas de rios, o treinamento é importante para o fortalecimento da escola com o espaço sócia e cultural dos alunos. “Esse programa tem contribuído muito dentro de sala de aula, pois nós que trabalhamos em comunidades distantes da cidade vivenciamos uma outra realidade, e aprendemos no curso a trabalhar as diferentes realidades, mostrando a importância de cada cultura para o crescimento do aluno e dos educadores”, ressaltou a professora Irivete Pereira.

Fonte: g1/santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço