Breaking News

Pró-Saúde: HRBA comemora Semana da Criança com programação interativa e diversificada


Desde a última sexta-feira, 10, as crianças internadas na Clínica Pediátrica e em tratamento no setor de Quimioterapia do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado do Pará e Pró-Saúde, participaram de várias programações alusivas a Semana da Criança, comemorado no dia 12 de outubro. O objetivo da programação foi despertar o lúdico nas crianças fazendo com que a data, passada dentro do hospital, ganhasse um ar de alegria, diversão e amor. A programação faz parte da missão do HRBA que tem comprometimento com a humanização, tornando o ambiente hospitalar o mais aprazível possível, retirando o ar de sofrimento e recuperando a esperança.

A abertura da programação ficou com os acadêmicos dos cursos de Engenharia, Educação Física e Direito do Ceuls/Ulbra que realizaram uma tarde de muito entretenimento com brincadeiras lúdicas e ações de interação com os pacientes com a denominada “Liga da Justiça”. No domingo, 12, a programação ficou por conta do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) que ofereceu um café da manhã especial para as crianças internadas, além do sorteio de brindes. Na segunda-feira, 13 de outubro, a coordenação das Unidades de Internação do HRBA, em parceria com a Terapia Ocupacional, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Recursos Humanos, Diretoria de Ensino e Pesquisa, realizaram o Dia Cultural da Criança. Na quinta e sexta-feira a programação continuou com contação de história, distribuição de brinquedos além de outras atividades lúdicas para as crianças em tratamento oncológico radioterápico e quimioterápico.


De acordo com a professora do Ceuls Ulbra, Misa Arruda, os acadêmicos apresentam projetos com propostas sociais e motivacionais para serem trabalhadas junto à sociedade, e entre as propostas esteve a “Liga da Justiça” com a “Super Fórmula”, contação de histórias e sorteio de brinquedos educativos. “O projeto é uma ação interdisciplinar e temos alunos de diversos cursos e semestres que trabalham junto a comunidade, e nós aproveitamos o imaginário infantil para trabalhar com a força dos super heróis na recuperação das crianças, isto é uma experiência nova para os acadêmicos e uma motivação para eles”, enfatizou a professora.


No domingo, 12 de outubro, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) serviu um café comemorativo à data para as crianças internadas na Clínica Pediátrica do HRBA. A programação iniciou às 7h30 no espaço de recreação da unidade e envolveu aproximadamente 20 crianças, todos pacientes em tratamento. “Nós realizamos um cardápio diferenciado com bolo integral de chocolate, flân de baunilha, achocolatado, pão de queijo, que são algumas das guloseimas permitidas na dieta deles e também preferidas e buscamos criar um ambiente bem familiar, afinal estar no hospital não é algo agradável, mas com a humanização do ambiente com certeza fica melhor”, declarou a coordenadora do SND Dênia Pimenta, que também informou que os acompanhantes participaram de toda a programação que também teve entrega de brindes.


Segundo a coordenadora das Unidades de Internação do HRBA, enfermeira Vanja Kzan Colares Neves, trabalhar a cultura junto aos pacientes faz parte do trabalho de humanização que só foi possível graças a participação de todos os envolvidos. “Nossa proposta era fazer um evento para não deixar a data passar em branco e ai foram surgindo ideias, parceiros e a gente conseguiu realizar um grande evento. O Instituto CR trouxe as crianças para uma apresentação musical com xilofones, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) realizou uma bela apresentação de dança e não faltou a distribuição de brinquedos, lanches e até uma exposição de telas pintadas pelos pacientes da pediatria do HRBA e a tarde tivemos um cinepipoca no Espaço de Brincar”, informou Vanja.


A enfermeira oncológica, Carla Tenório, explicou que a ação para as crianças em tratamento quimioterápico foi realizada com o apoio dos próprios pacientes da oncologia. “Nós atendemos aqui 25 crianças, são 15 meninos e 10 meninas, e conseguimos fazer uma programação bem legal com a ajuda do SESC que fez toda animação contando histórias para as crianças e nós conseguimos reunir eles aqui por conta da consulta com a pediatra e varias pessoas se propuseram a participar e realizar a ação”.


O diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a importância do tratamento oncológico pediátrico em Santarém e da satisfação dos colaboradores em desenvolver atividades com as crianças internadas no HRBA. “Essa é a Semana da Criança e o aspecto da assistência é fundamental principalmente quando se fala de atendimento oncológico infantil, que quando a criança tem uma interação boa com a equipe ela tem um resultado sempre melhor e por outro lado nós podemos comemorar é que agora as nossas crianças que antes iam para Belém ou Manaus podem realizar seus tratamentos aqui e as que estavam fora retornaram para cá e isso nos dá muita alegria”, finalizou. 




















Fonte: Ascom Hrba

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço