Breaking News

HRBA debate o Controle de Infecção e Biossegurança Hospitalar durante o XI Workshop


Na manhã da segunda-feira, 20, aconteceu a abertura do XI Workshop do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), que é administrado pela parceria Governo do Estado do Pará e Pró-Saúde.

O evento, que este ano debate o Controle das Infecções e a Biossegurança Hospitalar, contou com a participação de profissionais da saúde e acadêmicos dos cursos de enfermagem, medicina, fisioterapia, psicologia, farmácia, radioterapia, além das residências médica e multiprofissional.  O workshop tem como objetivo aprimorar os conhecimentos dos profissionais de saúde, bem como capacitar acadêmicos sobre os avanços no que diz respeito ao Controle de Infecção e Biossegurança Hospitalar - Desafios para Profissionais e Estudantes nos Serviços de Saúde, tema proposto para este ano.


De acordo com a médica infectologista do HRBA, Drª Mariana Quiroga, no Brasil e no mundo a infecção hospitalar é considerado como um problema de saúde pública, tendo um percentual de 4 a 15% de letalidade, que pode ser combatido a partir de praticas simples de prevenção. “Tudo o que a gente vai apresentar são normas bem documentadas tanto pela organização mundial da saúde quanto pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitaria) e isso significa você trabalhar a saúde em qualquer que seja sua especialidade, desde a pessoa que faz a higiene e limpeza até o médico, todo mundo tem que seguir no seu ambiente de trabalho as orientações básicas de higienização das mãos com as técnicas apropriadas como a medida mais segura e eficaz de prevenção” informou a especialista.


A programação prosseguiu até terça-feira (21), com palestras sobre Epidemiologia das Infecções Respiratórias Agudas (IRAS), com a Drª Graça Guerreiro – DCIH/Sespa; Prevenção de IRAS relacionadas à dispositivos - cateter venoso central (CVC), com o Dr Lourival Mazola, médico infectologista (Belém-Pará); Medidas de Prevenção de Infecção do Sitio Cirúrgico, Dr Lourival Mazola; Microbiologia Aplicada as Bactérias MDR, com Drª Keila Pereira – medica Microbiologista da Global/HRBA; Segregação de Resíduos Sólidos e a Práticas da Sustentabilidade, Vital Ribeiro – Coordenador do projeto da Rede Hospitais Verdes e Saudáveis; Detecção de Risco e Prevenção de Acidentes no Ambiente de Trabalho, Prof. Elzo Everton- Enfermeiro do Trabalho; Prevenção de Acidentes com Pérfurocortantes: Manuseio e Risco, com Drª Marília Godinho – Médica do Trabalho do HRBA.


O diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, explicou que um dos trabalhos desenvolvidos pelo Hospital Regional, que neste ano recebeu o título de Hospital de Ensino e Pesquisa, é a capacitação profissional para as equipes de saúde e acadêmicos.  “Nosso hospital, além de dar assistência em média e alta complexidade, ele também tem a obrigação em dar treinamentos de saúde para profissionais e acadêmicos da saúde. As infecções na maioria das vezes são transmitidas pelas mãos de pessoa para pessoa, e por isso nós estamos investindo muito na formação para que além de elas terem as condições de trabalho adequada elas possam estar desenvolvendo este hábito no dia a dia, evitando que as pessoas adquiram outras doenças além daquelas que já estão em tratamento”, explicou.








Fonte: Ascom Hrba

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço