Breaking News

Outubro Rosa: Semsa já realizou 347 exames de mamografia em Santarém


Desde junho, quando foi implantado o Serviço Municipal de Mamografia, até este mês, quando ocorre a campanha “Outubro Rosa”, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) já atendeu 347 mulheres que procuraram o serviço. O exame é gratuito e pode ser solicitado a partir de consulta médica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo a técnica em radiologia, Loíde Costa, atualmente o serviço tem atendido principalmente mulheres na faixa etária entre 45 a 60 anos. Por outro lado, ela informa que especialmente as mulheres a partir dos 40, ou com menos idade e que tenham histórico familiar de câncer de mama, precisam fazer o procedimento médico.

“Ao ser encaminhada para realizar a mamografia, não precisa estar em jejum. A paciente deve cumprir requisitos básicos como não estar usando cosméticos e ter feito a depilação dos membros superiores”, orienta a técnica.

O exame é simples, basta a paciente ir a UBS do bairro onde reside, levar Cartão SUS e identidade. O exame será agendado e a mulher encaminhada ao Serviço Municipal de Mamografia, anexo ao Centro de Referência em Saúde da Mulher, situado na Avenida Barão do Rio Branco, S/N, Bairro Santa Clara. O horário de funcionamento é de 7h às 17h. Oresultado é entregue entre 30 a 40 dias. (PMS)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço