Breaking News

Obras do Governo do Estado enganam eleitores

Obras do Colosso do Tapajós e do Ginásio Poliesportivo estavam paradas por atraso de salários


Em reta final de campanha para o segundo turno das eleições deste ano, que acontece neste domingo, 26, obras da atual administração de Simão Jatene (PSDB) foram aceleradas em Santarém, o que gerou desconfiança entre os eleitores. Entre as obras estão: a reforma e conclusão do Estádio Colosso do Tapajós”; a construção do Ginásio Poliesportivo, na área do antigo Campo do América; além da Escola Tecnológica de Santarém, na rodovia Fernando Guilhon.

O ritmo frenético dos operários nos canteiros de obras gerou desconfiança da população, por conta dos serviços terem sido iniciados, há pelo menos dois anos e de o prazo para a conclusão e inauguração terem expirado.

Além da questão dos serviços terem sido feitos nos últimos meses a ‘passos de tartaruga’, nesta semana outro problema beirou os canteiros de obras de Jatene, em Santarém. Uma denúncia do atraso dos salários de que cerca de 150 operários, que trabalham no Estádio Colosso do Tapajós trouxe à tona a desconfiança da ‘maquiagem’ nas obras do atual Governador. Na segunda-feira, dia 20, nossa reportagem foi informada que os operários haviam cruzados os braços por causa da falta de pagamento. Com medo da repercussão na imprensa, membros do governo do Estado deram um jeito e quitaram uma parte do débito com os operários, que voltaram a trabalhar.

Em contato com nossa reportagem, um grupo de operários confirmou o atraso do salário em um mês, assim como a contratação de novos profissionais, para acelerar o ritmo de trabalho na obra. “Por várias vezes a obra quase parou. Foram vários problemas, como salário atrasado, falta de material para dar prosseguimento nos serviços e até mesmo falta de mão de obra. Nesta semana, como num passo de mágica, quase tudo voltou ao normal”, disse um operário, que pediu para não ter a identidade revelada.

LENTIDÃO: A lentidão nos serviços de reforma e ampliação do Estádio Colosso do Tapajós em Santarém motivou membros da Câmara Municipal, a realizar em julho de 2013, uma reunião extraordinária para debater e procurar soluções para o problema. Na época, os parlamentares cobraram agilidade na obra.

A falta de um estádio para os clubes locais mandarem suas partidas em Santarém virou motivo de reclamação de desportistas e autoridades. A reunião teve como objetivo avaliar o andamento da obra do Colosso do Tapajós e discutir as informações pertinentes à funcionalidade do estádio neste período de reforma.

A reunião foi requerida pelo vereador Júnior Tapajós (PMDB) e contou com a participação de um representante do Consórcio União Paraense, empresa responsável pela obra. Também foram convidados para participar os representantes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMJEL), da Federação Paraense de Futebol, da Secretaria de Obras do Pará (SEOP) e da Liga Esportiva de Santarém. A comunidade esportiva de Santarém também foi convidada para a reunião.

EMPREENDIMENTO: O novo Colosso do Tapajós é uma obra que resulta de um investimento de R$ 18 milhões feito pelo governo do Estado, o qual ganhará centro de treinamento para atletas, vestiários, banheiros para o público, espaço para restaurantes, áreas para lanchonetes, novo sistema de iluminação, amplo estacionamento e elevador, que servirá a pessoas com necessidades especiais e para o acesso à tribuna de honra e à cabine de imprensa. A previsão para conclusão da obra, que segunda o Consórcio União Paraense, já está com 38% concluídos, ainda é dezembro de 2014. A realização é gerenciada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

Além do Estádio Colosso do Tapajós, dezenas de operários também aceleraram os serviços no Ginásio Poliesportivo. Arquibancadas no anel da praça de esportes, entre outros serviços estão sendo construídos em ritmo acelerado. Moradores das proximidades desconfiam que após a eleição deste domingo, tudo vai voltar a passos lentos.

PROBLEMÁTICA: No dia 23 de maio deste ano, muita confusão ocorreu nas obras do Ginásio Poliesportivo de Santarém, quando o operário Antônio Miguel colocou fogo em materiais do almoxarifado, queimando alguns equipamentos utilizados na construção da praça esportiva. Os motivos, de acordo com o funcionário, foram o atraso de dois meses de salário, sua demissão e o não pagamento da rescisão de seu contrato na data marcada.

Além disso, um grupo de 11 operários fez uma paralisação no dia 22 de maio, para protestar contra os atrasos de salário. Esses funcionários, que participaram da reivindicação, alegaram que também foram demitidos e tiveram seus contratos rescindidos.

“O meu salário e o dos meus companheiros atrasaram. Viemos de Belém para cá e o combinado era o de ganhar uma quantia “x”, mas isso não foi cumprido. Eles ficaram de nos dar o restante e como não foi pago, tomei essa atitude por causa do meu trabalho. Minha filha, meu filho e minha ex-esposa precisam de mim e como vou dar dinheiro pra eles se a empresa não deposita na minha conta? Colocamos fogo para chamar a atenção da imprensa, da população, do governo que não está fazendo certo. O engenheiro e a empresa falam que o governo não liberou a verba e quem sofre somos nós, pais de família e cidadãos que prestamos serviço para empresa”, afirmou, na época, Antônio Miguel.

A Polícia Militar e o corpo de Bombeiros foram acionados para conter a confusão e Antônio Miguel foi detido pelo Grupo Tático Operacional de Santarém. O operário assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e foi liberado em seguida.

A obra no Ginásio Poliesportivo de Santarém tinha a previsão para ser entregue em outubro deste ano. Porém, quem chega ao local da obra constata que o Ginásio está longe de ser concluído.

Por: Manoel Cardoso

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço