Eleitores reclamam do descaso nas eleições
Diversas ruas da cidade ficaram sujas com propagandas de candidatos. O primeiro turno das eleições no último domingo, 05, no município de Santarém, Oeste do Pará, ocasionou diversas reclamações por parte dos eleitores, como ruas sujas de “santinhos”, urnas com problemas e zonas eleitorais que foram transferidas para outro local, o que deixou a população transtornada.
Quem caminhou pelas ruas localizadas próximas aos locais de votação avistou material espalhado pela cidade. Os lugares que mais concentravam os “santinhos” eram em frente aos locais de votação, as sarjetas, calçadas e as ruas. A população ficou indignada ao deparar com tanta sujeira provocada por esse manifesto de partidos políticos. Para alguns eleitores, se a cidade ficou nesse estado durante a votação, como o político poderá responder em nome do povo, se não cuida das ruas no período de eleição.
Denúncias dão conta de que urnas eleitorais estavam deixando eleitores perdidos, ao teclar o número do candidato, aparecia a foto de outro, quando não era isso, a tela da urna mostrava “Fim” antes mesmo de apertar a tecla confirma.
Dona Raimunda dos Santos, 51 anos, moradora da comunidade Tabocal, reclamou do descaso com todos os eleitores. A zona eleitoral que funcionava em uma escola no Tabocal foi transferida para a escola João XXIII, na comunidade do Cipoal, Anexo da Escola São Felipe. Dona Raimunda afirma que quando chegou ao local foi informada de que sua zona eleitoral estava na comunidade de Pimenta.
Quando se deslocou até a outra comunidade foi informada novamente que sua zona eleitoral era realmente na escola João XXIII. Indignada com a situação, ela desabafou que não agüentava mais ficar indo de uma comunidade a outra. Após procurar o presidente de mesa de uma zona eleitoral, sua situação foi resolvida. “Aí eu perguntei: Por que tive tanto trabalho? A conclusão é simples, o fato é que ninguém estava preparado para auxiliar na hora da votação”, disse.
Autoridades de segurança garantiram que o material de propaganda foi arremessado nas ruas de Santarém, na noite de sábado, 04. O Cartório Eleitoral informou que essa atitude funciona como se fosse uma última tentativa de lembrar os eleitores a quem votar e, que as chapas dos candidatos deveriam se conscientizar. De acordo com o Cartório Eleitoral, não é necessário que joguem esses “santinhos” nas ruas, se os candidatos já estão definidos pelos eleitores.
Por: Sabrine Dalazen (estagiária)
Fonte: O Impacto
Nenhum comentário
Postar um comentário