Vacinação contra a gripe é prorrogada em Santarém
Até o momento, 70% do público alvo foi vacinado. Santarém - Atendendo orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), prorrogou o período de vacinação contra gripe. A mobilização ocorrerá até o próximo dia 29 deste mês nas 42 Unidades Básicas de Saúde de Santarém, oeste do Pará. Setenta por cento do público alvo recebeu doses da vacina. A meta é imunizar 50.121 pessoas.
Segundo a coordenadora da campanha em Santarém, enfermeira Manuela Sousa, a prorrogação da data é uma recomendação do Ministério da Saúde a todos os municípios do país. “Como ainda não obtivemos o mínimo de 80% da meta estabelecida, estamos disponibilizando doses em todas as Unidades Básicas de Saúde no município. Uma das principais questões para ainda não termos atingido a meta se dá pelo difícil acesso a localidades rurais, onde também continuamos com equipes”, explicou.
A Divisa tem montado, durante toda a campanha, postos de vacinação em instituições públicas e privadas. Assim que acionada, a Divisão de Vigilância em Saúde direciona a equipe que fica a disposição de todos colaboradores e demais usuários do órgão ou empresa que solicitou o serviço. O público prioritário é formado por gestantes, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais e crianças de seis meses a dois anos. Doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias após o parto também devem receber a vacina. A dose da vacina protege contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B.
Fonte: Ccom PMS
.jpg)

Nenhum comentário
Postar um comentário