Breaking News

Bancos e empresas comerciais autuados pelo Procon

Fiscais do Procon
Fiscais do Procon autuando uma empresa que estava irregular. A Procuradoria de Defesa do Consumidor de Belém realizou na quinta-feira, 23, em parceria com o Procon Municipal, fiscalizações em agências bancárias e estabelecimentos comerciais. Os agentes verificaram a presença de itens básicos como o Código de Defesa do Consumidor e o cumprimento de leis quanto ao tempo de espera nas filas. As fiscalizações resultaram na autuação de três agências bancárias e lojas.

Em alguns bancos, os fiscais constataram a ausência do Código de Defesa do Consumidor e a exposição, em local de fácil acesso e visível ao público, da lei municipal 17.911/05, que delimita o tempo de espera nas filas – em dias normais não podendo ultrapassar 30 minutos e em véspera e após feriados não podendo ultrapassar 45 minutos. O Procon advertiu as agências que na senha, entregue aos clientes, deva constar a hora da entrada e o horário do atendimento no guichê. Desta forma, o cliente saberá quantos minutos aguardou por atendimento.

A fiscalização estendeu-se, também, a estabelecimentos comerciais. Em algumas lojas, os agentes detectaram falta de preços em vitrines e diferenciação de preços nas modalidades de pagamento.

“Algumas lojas adotam uma prática abusiva de cobrar um determinado preço nas compras à vista e outro preço nas compras com cartão, por exemplo. Isso é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor”, explica a diretora do PROCON/STM, Silvânia Melo.

Nos próximos dias, os agentes de fiscalização visitarão os supermercados, acompanhados da Vigilância Sanitária, para detectar a qualidade dos produtos vendidos.

Prefeito Alexandre Von e secretários reuniram com diretores do Basa
GOVERNO PROPÕE CRIAÇÃO DE GRUPO GESTOR PARA FORTALECER INVESTIMENTOS DO BASA NA REGIÃO 
O prefeito Alexandre Von reuniu-se na sexta-feira, 24, com o presidente do Banco da Amazônia, Valmir Pedro Rossi, e diretores da instituição para discutir investimentos direcionados ao município. Na ocasião, Von propôs a criação de um Grupo Gestor Institucional (GGI), dentro da Superintendência do Banco, que monitore mensalmente todas as ações institucionais no sentido de fortalecer o volume de aplicação de crédito em Santarém e região.

“Nós queremos com isso, que longe de devolver recursos não aplicados em Santarém e região, aplicar o que está disponível e brigar por um volume maior de recursos para nossa região”, exemplificou Von.

O Grupo Gestor Institucional teria a participação das seguintes instituições: Banco da Amazônia, Prefeitura – e as Secretarias e Coordenadorias diretamente ligadas ao fortalecimento das atividades produtivas – EMATER, INCRA, SEBRAE, Governo do estado, através da SEMA, entidades que representam os segmentos produtivos e entidades que atuam na capacitação de produtores e pesquisa.

“A idéia do GGI é a mesma aplicada à Caixa Econômica Federal, onde nós temos um Grupo Gestor, que mensalmente monitora a aplicação de recursos de contratos da instituição no município de Santarém. Nós estamos, agora, propondo que isso se expanda ao Banco da Amazônia e vamos propor a mesma estratégia ao Banco do Brasil”, ponderou o prefeito.

 SMT REALIZA O PROJETO PÉ NA FAIXA 

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), através da Divisão de Educação no Trânsito, começa a desenvolver na próxima segunda-feira, 27, o projeto “Pé na Faixa”. O objetivo é sensibilizar pedestres e motoristas a priorizarem a segurança no trânsito e o respeito à vida. As ações do projeto serão desenvolvidas nas principais vias de Santarém para prestar orientações sobre sinalização e regras de trânsito.

Na segunda-feira, 27, a programação começa às 9h em frente à Escola Plácido de Castro, Avenida Sérgio Henn, com blitz e distribuição de folderes. O projeto terá apoio da Guarda Mirim da Polícia Militar. Dez alunos, com o aporte da SMT, Pelotão de Trânsito da PM e Detran orientarão motoristas e pedestres, através de uma blitz educativa. Depois da blitz, a equipe reúne com os alunos da escola prestando informações úteis sobre o uso da faixa de pedestre e outras informações para evitar acidentes.

Na terça-feira, 28, as ações serão desenvolvidas em frente à Escola Ubaldo Corrêa, na Rodovia Fernando Guilhon. Na quarta, 29, o projeto estará na Avenida Rui Barbosa, em frente à Escola Carequinha. Os locais foram escolhidos em função da grande concentração de veículos e do número elevado de acidentes já registrados.

PREFEITO PARTICIPA DE TROCA DE COMANDO NO 3º BPM 

O prefeito Alexandre Von participou na sexta-feira, 24, no quartel do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), da solenidade de troca de comando da instituição. O Ten. Cel. Anthenor Nascimento de Oliveira assumiu oficialmente o Comando de Policiamento Regional – 1ª Região (CPR-1). Em seu lugar, assumiu, o comando do 3º BPM, o Ten. Cel. Carlos Eduardo Ribeiro Risuenho. Na ocasião, Von reiterou que a Prefeitura continuará a ser parceria da Polícia Militar, em ações que garantam a segurança e o bem-estar dos cidadãos.

CINEMA, CULTURA E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL 

O projeto (Re)Ciclo de Cinema, de São Paulo, colocou o município de Santarém no roteiro de atividades. A exibição do filme aconteceu no Salão Paroquial da comunidade de São Pedro, na sexta-feira, 24, às 20h, na Rua Boa Esperança, entre Piquiatuba e Quixadá, no bairro Esperança. A ação cultural é gratuita e disponibiliza cinema itinerante com exibições de filmes nacionais. A proposta é levar cultura e conscientização, quanto à necessidade de tratar o lixo, como grande parceiro do meio ambiente, e não como mais um problema.

SEMJEL É PARCEIRA DO PROJETO DE BEM COM A VIDA

No domingo, dia 26, a SEMJEL participa da corrida De Bem com a Vida, promovida pelo Sistema Tapajós de Comunicação (STC). A SEMJEL é responsável pela organização do percurso,  fiscalização e postos de distribuição de água para os atletas. O projeto estimula a prática de atividades físicas através da caminhada, considerada entre os praticantes a mais democrática das atividades físicas. A concentração é no Parque Municipal, às 7h. A ação terá acompanhamento de profissionais de educação física.

DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROMOVE FORMAÇÃO CONTINUADA

Nos dias 28 e 29 de maio, a Divisão de Educação Infantil da SEMED, promove a Primeira Formação Continuada para professores que atuam na Educação Infantil nas regiões de rios e planalto. No dia 28, o evento será realizado no o auditório da UEPA. Às 8h está marcado o credenciamento dos professores e inscrição nas oficinas. Em seguida palestra, com o tema:  As Múltiplas Linguagens – A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança, ministrada pelo professor Marcos Gentil, especialista em educação.

À tarde, às 14h, no Centro de Educação Infantil Paulo Freire, serão desenvolvidas as oficinas: Contação de Histórias, técnicas em E.V.A,  leitura na educação infantil, cantigas e brincadeiras de rodas, materiais reciclados, recursos lúdicos e jogos teatrais. No dia 29, pela manhã, a programação continua no Centro de Educação Infantil.

PRAÇA DO SANTÍSSIMO É REVITALIZADA

A Divisão de Arborização e Paisagismo da SEMAP realizou serviços de roçagem, capina, recuperação de bancos e canteiros, pintura e limpeza da Praça do Santíssimo localizada na Avenida Marabá, com Trav. Professor José Agostinho,  no bairro do Santíssimo. Além desses serviços, também foram inseridas novas ornamentações com pneus. O trabalho teve como finalidade proporcionar o bem-estar e embelezamento do local, preparando-o para as festividades da comunidade.

FASE FINAL DOS SERVIÇOS NA FERNANDO GUILHON

Já está em fase de conclusão a terceira etapa da obra na Rodovia Fernando Guilhon. São serviços de pavimentação, meio fio e calçada, além de canteiro central com plantio de grama. O serviço está no trecho compreendido entre Rua Caiçara até a Avenida Maracanã.

EQUIPES DA SEMINFRA NO BAIRRO DO LAGUINHO

Equipes da SEMINFRA desenvolvem serviço emergencial de tapa buraco, iluminação pública e limpeza geral no sistema viário do bairro Laguinho. O serviço atende às solicitações da Associação de Moradores, junto ao titular da pasta engenheiro Edilson Pimentel, visando as festividades de Santo Antônio, padroeiro do bairro, que ocorre no período de 08 a 16 de junho. 

Fonte: CCOM/PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço