Breaking News

Justiça determina saída de índios do canteiro de Belo Monte

Sérgio Guedes concede prazo de 24h para Funai negociar desocupação. Índios pedem presença de representantes do Governo Federal.

Altamira - O juiz Sérgio Wolney de Oliveira Batista Guedes, da Justiça Federal de Altamira, sudoeste do Pará, determinou nesta terça-feira (28) a reintegração de posse do Sítio Belo Monte, ocupado por grupos indígenas que são contra a construção da hidrelétrica no município de Vitória do Xingu desde a segunda (27). 

Antes da reintegração, porém, o juiz concede um prazo de 24h para que a Funai negocie a saída "pacífica e voluntária" dos índios. O juiz definiu também multa diária de R$ 50 mil em caso de novas manifestações no local.

Segundo a Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da usina, a decisão do juiz confirma a reintegração de posse concedida no dia 8 de maio por conta da ocupação anterior. 

A Norte informou ao G1, através da assessoria, que a manifestação dos índios não pode ser considerada pacífica já que prejudica operações básicas de transporte, alimentação e até geração de energia elétrica que comprometem a qualidade de vida de 4 mil trabalhadores alojados no canteiro.

Em carta aberta divulgada nesta segunda-feira (27), os manifestantes disseram que estão cansados de "esperar e chamar", e pediram para negociar com a representantes do Governo Federal, incluindo a presidente Dilma Roussef, sem a presença da Força Nacional de Segurança. 

Os manifestantes criticam a execução das obras da usina sem a consulta prévia das comunidades indígenas que podem ser afetadas pela barragem - um direito constitucional que, segundo o Ministério Público Federal, não foi respeitado: de acordo com o MPF, a construção de Belo Monte ocorre por força de uma liminar judicial.

O G1 entrou em contato com a Funai e aguarda posicionamento do órgão sobre a negociação para o cumprimento da decisão judicial.

Fonte: G1 PA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço