Breaking News

Pacotão: vírus Tenga, SMSs falsos e atualizações automáticas

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quintas-feiras.

Vírus Tenga
Estou com um vírus chamado Tenga (Win32.Tenga.a). Já usei Panda, Malwarebytes, Avast, Norton etc.. No momento estou com Kaspesky e nada tira esse vírus. Conhece alguma solução?
Resston

O Tenga é um vírus peculiar. Ele é realmente um vírus, no sentido clássico do termo (é um parasita, que se aloja em outros programas), mas ele também se espalha por meio da rede. Dessa forma, se o seu computador está conectado em uma rede com outros computadores infectados (e essa rede inclui a internet) e o seu sistema Windows XP não está com todas as atualizações de segurança em dia, você será infectado novamente, mesmo que a praga seja removida.vakleu

Outra característica do vírus é que ele pode acidentalmente destruir completamente um arquivo no momento da infecção. Esses arquivos não podem ser recuperados e precisam ser restaurados.

Como o Tenga infecta apenas arquivos executáveis, o ideal é que você desconecte o computador da rede, faça uma cópia de todos os seus arquivos pessoais (documentos, músicas, filmes etc) e depois reformate o disco rígido e reinstale o sistema operacional e todos os programas. Ative o firewall do Windows, conecte o sistema à internet e instale todas as atualizações.

Para remover o Tenga, você pode utilizar a ferramenta Avast Cleaner. Faça o download aqui. O sistema não pode ser usado enquanto ela está em funcionamento e a rede (inclusive a internet) deve ser desconectada.
Mensagens forjadas
Uma pessoa utilizou meu numero de celular para “criar” mensagens no celular dela com coisas absurdas escritas. Eu não mandei essas mensagens, tanto que, quando analisamos os horários das mensagens, não bate com meus acessos na internet. Ouvi falar que existe um aplicativo que você baixa no celular e monta essas mensagens, mas na verdade, essas mensagens não são enviadas de nenhum lugar, elas são montadas no próprio celular. Você tem conhecimento desse programa? Obrigada.
Simone Hergovic Ferreira

A existência de um software com essa capacidade, Simone, depende do celular utilizado. De qualquer forma, as mensagens que aparecem no celular, sejam elas de qualquer tipo, são apenas texto armazenado pelo próprio aparelho após o recebimento da mensagem. Tecnicamente, deve ser possível alterar diretamente os arquivos de mensagens existentes no celular para adicionar novas mensagens falsas.

Existem vários aplicativos disponíveis para Android, por exemplo, com essa funcionalidade. Eles também permitem a adição de registros de chamadas recebidas ou enviadas.

Também existe possibilidade de mensagens terem seus remetentes forjados. E-mails com remetentes forjados são especialmente fáceis de serem criados, mas SMSs não escapam também.

Ou seja, independentemente do tipo de mensagem, sempre é possível forjar as mensagens e fazer coisas “aparecerem” na tela, mesmo que elas não tenham sido enviadas.


Atualizações automáticas
Caro blogueiro, mas e quanto ao assunto das atualizações automáticas travarem e deixarem o computador lento? E verdade ou uma mera ilusão? Por favor, responda.
Paulo Brito

É verdade que algumas atualizações maiores (como os “service packs”) podem deixar o computador mais lento, mas é porque também adicionam ou modificam recursos. Ao mesmo tempo, alguns recursos podem ficar muito mais rápidos, porque foram aprimorados pela atualização. No fim, a tendência é que o sistema fique mais rápido ou igual, mas não mais lento.

É isso mesmo: as atualizações eliminam problemas de travamentos e desempenho. Uma atualização que cria esses problemas é um remendo problemático, que também deverá ser mais tarde substituído por outra atualização.

As atualizações rotineiras instaladas não mudam os componentes do sistema de maneira significativa, alterando apenas pequenas partes dos programas que contém falhas de segurança. Essas modificações não causam nenhum impacto significativo no desempenho do computador. Embora os pacotes de atualização sejam grandes, eles na verdade representam modificações muito pequenas. A explicação para o tamanho é que a Microsoft envia arquivos inteiros e não apenas o que mudou.
‘Gracinhas’
Eu andei fazendo umas gracinhas com uma pessoa. Tem como ela descobrir que fui eu?
Larissa

Se você tem alguma dúvida, Larissa, a resposta é: sim, tem como descobrir.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço