Breaking News

Vias de Santarém devem sofrer alteração de sentido

Av. Barão do Rio Branco será transformada em mão única
As mudanças ocorrerão com objetivo de desafogar o trânsito na cidade. Santarém - A Diretoria Executiva da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e a secretária municipal de Mobilidade e Trânsito, Heloísa Almeida, reuniram-se para discutir as modificações que devem ser implantadas no trânsito de Santarém, principalmente, na área central do comércio.

De acordo com a secretária há necessidades emergenciais que precisam ser adotadas, com o objetivo de desafogar o trânsito. Heloísa Almeida citou as alterações que serão adotadas, por exemplo, na Avenida Barão do Rio Branco, que será transformada em mão única. Tudo vai depender, segundo ela, da recuperação da Travessa 15 de Agosto, que vai receber todo o fluxo no sentido inverso.

Outra alteração prevista é na Avenida Turiano Meira, que terá mão única, no trecho entre as Avenidas Mendonça Furtado e a Rui Barbosa, obedecendo ao mesmo sentido a partir da Mendonça Furtado. No trajeto modificado será definido estacionamento em fila indiana. Outra artéria que também está em estudo é a Bartolomeu de Gusmão, que também pode ter o sentido alterado. A Avenida Sergio Henn, em médio prazo, também deverá ser transformada em mão única, entretanto, haverá necessidade de um estudo mais aprofundado, principalmente por conta do grande fluxo de veículos. Apesar de ser sinalizada, é a campeã de registros de acidentes.

Zona Azul volta a ser discutida

O maior interesse dos empresários é quanto ao ordenamento na área comercial, pela falta de estacionamentos. A secretária esteve no final de semana em Belém, buscando mais informações sobre a chamada Zona Azul, uma modalidade de estacionamento, utilizado em grandes cidades brasileiras para incentivar a rotatividade de vagas. A Zona Azul é regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro e por leis municipais. Na maioria das cidades funciona em três categorias: "uma hora", "duas horas" e "carga e descarga". Limitando o tempo de estacionamento é possível estimular a rotatividade de veículos e o aumento de vagas.

De acordo com a secretária, a Zona Azul de Santarém deve tomar por base o que vem sendo feito na capital do estado como, por exemplo, a bilhetagem eletrônica, que vai nortear a cobrança do serviço. Os técnicos estarão em Santarém no final do mês de junho, para fazer os primeiros levantamentos, principalmente, por conta da necessidade de abertura de processo licitatório para exploração do serviço.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço